O primeiro trimestre da gestação é o mais delicado. O alto risco de aborto faz com que muitas mulheres parem a vida para cuidar do embrião que está se desenvolvendo.

Quando eu descobri a minha gravidez, estava bem no início, com 2-3 semanas. Como foi uma surpresa, demorei para assimilar o que estava acontecendo. Continuei vivendo….

A primeira pessoa que soube da minha gravidez foi o meu técnico. Tinha comentado com o Rodrigo (meu marido), que teríamos o neném mas a minha vida não poderia parar (oi né?) então nesse começo foi bacana essa fase para eu assimilar tudo o que estava por vir.

O Balmam(técnico)  foi incrível, meu plano A era treinar leve para fazer o Mudial de Ironman. Nesse período já tinha virado a internet e visto varias atletas que tinham competido com 2 ou 3 meses de gestação, o detalhe é que elas não sabiam da gravidez ainda….

Continuei treinando, inclusive pedalando. Mas eu estava em um momento meu, de aceitação do fato. Para mim isso foi importante, não que eu repetiria. Só estou contando tudo o que aconteceu comigo, para ilustrar esse primeiro trimestre que assombra as mamães de primeira viagem.

Minha primeira consulta com Obstetra foi coma  Tathiana Parmigiano, ela é obstetra e ginecologista esportiva, atende a seleção de vólei feminina, varias nadadoras e foi uma das obstetras da minha irmã. AMEI a consulta. Ela que me acalmou com o mundo de 9 meses que enfrentaria pela frente, ela dá um panorama geral de tudo, tudinho, o que vai acontecer durante a gestação.

E foi ela que me esclareceu quanto ao exercício nesse primeiro trimestre. O segredo é seguir sua vida normal, fazer o que seu corpo é acostumado. Para nós que visamos performance, tem um segredo a mais, que é tirar o pé. Você não vai fazer tiro, se matar. Você irá manter seu corpo ativo com as atividades que ele já é acostumado.

O que a Tathi me falou foi que, o  risco de aborto no primeiro trimestre é alto naturalmente e não tem nada comprovado que o esporte aumente esse risco. Mas a pessoa tem que ter noção, pedalar na estrada com risco de queda, tiro vo2, é desnecessário. Então vai do ritmo de cada um. Uma pessoa sedentária, é óbvio que não será recomendada a correr nesse primeiro semestre, não faz sentido!

Eu treinei os primeiros 45 dias normalmente que foi até o tempo de eu contar para a minha família. Aí, parei de pedalar na rua. Depois fiquei um mês parada, mas por puro desleixo. Viajei e fiquei 45 dias fora de casa. Com 15 semanas voltei a nadar 3x por semana, e de vez em quando dou uma corridinha e faço rolo ou spinning.

Ainda estou fora de casa, estou em Salvador com o Rodrigo. Voltando para Curitiba (dezembro) quero fazer uma rotina e ter mais disciplina com o exercício na gestação.

Pretendo nadar até parir. Eu não quero correr com barriga, vou substituir por elíptico ou escada, vou continuar com a bike pelo menos 3x na semana e encaixar um treino funcional para manter o corpo forte e auxiliar no parto! (a ideia é que eu tenha parto normal!)

Muita gente me pergunta no insta sobre isso, então resolvi relatar o que aconteceu comigo. Mas gestação é muito particular, cada mulher reage de uma forma, eu por exemplo não enjoei nadica nesse inicio, apenas sofri com o crescimento dos seios que ficam beeeem doloridos, com o sono sem fim que chegava a ter areia nos olhos (kkkk) e as idas picadas ao banheiro.

Uma dica para quem irá optar por fazer exercício:

Na gestação as mulheres tem tendência em ter cadidíase, infecção na vagina que dá corrimento e coceira. Para quem for optar por fazer exercício a dica da Thati foi não ficar com a roupa úmida após exercício. Isso estimula os fungos e aumenta o risco da infecção. Bem como biquini!

Adorei as dicas e a consulta com a Thati, pena que obstetra não dá para atender por skype. rsrsrs Mas ela mesmo me indicou a minha atual obstetra e será tema para um próximo post!

Aliás, comentem abaixo com assuntos e temas dessa fase louca da vida para a gente trocar figurinhas e eu contar a minha experiência!

Hoje: A Maya está com 18 semanas e 5 dias e segundo o Baby Center ela está do tamanho de um Pimentão!