Não sei se esse assunto é comum à todos, para mim é relativamente novo e eu tive a oportunidade de experimenta-lo na minha preparação para o meu último Ironman (florianopolis 2017).

A Carla Di Pierro, é uma psicologa esportiva que atende vários atletas de alta performance. (já fiz algumas consultas com ela e adorei). Hoje ela está trabalhando bem com essa técnica, inclusive esta com uma viagem focada nisso. Aproveite o gancho e pedi para ela contar um pouquinho mais para nós, confira a entrevista:

  1. Psicologia do esporte, Qual é a principal diferença da psicologia tradicional? Como é feito o seu trabalho?

A psicologia do esporte diferente da psicologia tradicional tem como objetivo desenvolvimento de capacidades e habilidades mentais, emocionais e comportamentais necessárias para gerar rendimento no esporte como: controle de motivação, ansiedade e estresse, desenvolvimento de auto-regulação emocional e concentração direcionada para a tarefa. Além de trabalhar o mindset de enfrentamento do atleta, sua habilidade de comunicação com a equipe e treinador e de gestão da sua vida e carreira esportiva.

 

  1. Mindfulness é uma coisa muito recente, o que é? 

Não é tão recente assim, os primeiros estudos com mindfulness começaram em na década de 80 com Jon Kabat Zin, ele continua a grande referencia de estudos e pesquisas nesta área, mas atualmente temos mais de 40 estudos por mês. Mindfulness é um tipo  meditação cientificamente comprovado  que  evidencia um recurso muito precioso para qualquer área da nossa vida: a atenção. E se podemos aprender a aproveitar e melhorar a qualidade de nossa própria atenção, nossas relações, nosso trabalho e nossas atividades se beneficiarão. Assim como vamos a academia treinar e desenvolver musculatura, a meditação constrói os músculos da atenção.

Mindfulness também contribui pra quem quer melhorar performance, trata-se de um treino particular de “atenção”, que nos permite decidir como queremos agir sem entrar no piloto automático.Estudos recentes mostram que a atenção afeta a parte do cérebro responsável pela auto regulação emocional, que pode nos ajudar a evitar perdas de tempo e produtividade no trabalho, como por exemplo, ficar períodos longos de tempo em Facebook ou WhatsApp.

 

  1. Como ela pode ser trabalhada no esporte? 

Uma  forma de traduzir  Mindfulness é um treino de atenção que aumenta consciência. Ela pode ser trabalhada em sessões de meditação formal ou durante os treinos prestando atenção no momento presente e estando consciente de como seu corpo se movimenta, qual melhor ritmo ou cadencia aplicar em cada momento, consciência de quanto aumenta seus batimentos cardíacos quando você encara uma subida de bike, do quanto seu corpo pede água ou descanso, de como gerenciar a sua energia durante um treino longo. Tudo isso sem precisar usar da tecnologia de gadgets que estão nos deixando cada vez mais dependentes de dados externos e menos treinados na nossa própria percepção – que é a mais fidedigna resposta que podemos ter a respeito de nós mesmos.

 

  1. Quais são os benefícios que os atletas podem usufruir dessas técnicas? 

Já é comprovado que atletas que passaram por programas de Mindfulness para desenvolvimento de performance desenvolveram maior consciência corporal, ganho de auto-regulação emocional, diminuíram preocupações, ficaram mais otimistas, gerenciaram melhor estresse, aumentaram seu foco na tarefa e consequentemente aumentaram performance.

 

  1. Você esta fazendo uma viagem focada nisso, como é o programa e quais são os benefícios do serviço?

O Mindfulness TRi Experience, será um Camp em Boulder Colorado de 7 dias, com treinos de bike, corrida e natação, complementados por treinos de mindfulness direcionados as necessidades dos triatletas. Além de dicas de preparação mental, serão oferecidos treinos básicos e intermediários de mindfulness aproveitando as paisagens e montanhas do Colorado. A 7 Sherpas é a agencia especializada que está organizando tudo, eles me convidaram para estar com eles nesse Camp e as todas as informações estão descritas no folder, se quiser saber ainda mais sobre o camp entre em contato com chris@7sherpas.com

  1. Qual “A” dica que  psicologa Carla deixa para os atletas:

Esteja presente nos seus treinos, atento as respostas do seu corpo, perceba os sinais que ele te envia, trabalhe com estes sinais a seu favor. Você é o único que sabe o que se passa dentro da sua pele!

 

Bacana né?

A Carla atende em São Paulo 🙁 acompanhem ela no Instagram: @carladipierro

Quanto a viagem nem vou comentar nada….. vontade bombando! Quem sabe na próxima?