O mesmo sangue. A mesma paixão. O mesmo sonho. 

Essa é a tradução que damos para “SISKONA”. Mas o seu simples significado, é SIS  de “sister”, que siginifica irmã em inglês; e KONA, de Kailua Kona, Ilha do Havaí que acontece o Mundial de Ironman.

E é neste ano de 2016, que vamos, as irmãs, largar juntas uma das provas de triathlon mais sonnhada por todos os triatletas do Mundo.

Vai ser no dia 08 de outubro que vamos ter a  experiência ápice que o esporte poderia nos proporcionar, viver um sonho de família juntas. Participar do MUNDIAL DE IRONMAN DO HAVAÍ.

Para quem não nos conhece, isso tudo não é de hoje….

Foi lá em 1999, quando a caçula da família (Eu, Luca) experimentou uma aula na escolinha de triathlon que começava na academia Aquacenter. Só precicava levar um tênis com cadarço de elástico.

Mal sabiam nossos pais que nossa vida seria conduzida por esse esporte pouco popular na época, mas que nossa mãe, por sorte conhecia,  nos incentivou a pratica-lo!

Tudo começou como uma grande brincadeira, enquanto eu brincava de nadar, pedalar e correr a Yana ainda só trabalhando a panturrilha na sapatilha de ponta do Ballet! (Juro, ela fez 9 anos de ballet!)

Mas em 2001, o bichinho do esporte mordeu a irmã mais velha e a Yana iniciou no triathlon! =)

De lá para cá aconteceu muita coisa. Mas aí os papéis se invertaram. Enquanto eu fui a motivação da Yana para ela iniciar no Triathlon, ela virou a minha inspiração para partir para as longas distâncias.

Foi a Yana, em 2010, que teve a louca ideia de fazer um IRONMAN pela primeira vez. Em 2010, o Ironman não era tão popular como já é nos dias atuais. As pessoas realmente respeitavam a prova e era de fato um homem de ferro quem concluisse a distância.

Eu, com apenas 20 anos na época, dizia que era loucura e que só faria quando me aposentasse do triathlon. (era esse o papo de todos os triatletas, hoje em dia nasce um triatleta já fazendo o ironman em menos de um ano!) Mordi a língua!

Depois de assistir 3x a Yana no Ironman Florianópolis, em 2013 foi a minha vez! E no meu primeiro Ironman já consegui a vaga para o Mundial do Hawaii, vivi este sonho antecipado, mas sozinha. E aí que começa essa nossa sementinha do SISKONA…

Em 2015 fizemos nosso primeiro ironman juntas! Quase matamos a nossa mãe do coração mas ela deu super conta de torcer e acompanhar nos duas ao mesmo tempo!

E foi em agosto de 2015, que a Yana conseguiu a tão sonhada vaga para o Mundial, em uma prova super dificil no Canadá. U-au! Chegou a vez da minha irmã. Ela merecia isso!

E em maio foi a minha vez, com a minha meta de realizar um Ironman por ano, larguei Floripa pela 3ª vez. Não estava com pretensão de vaga, não estava nos meus planos, afinal eu já tinha ido. Mas quando vi que participar de Kona pela 2ª vez não seria só participar da ironman do Havaí, mas poder participar desse sonho ao lado da minha irmã, dei a minha vida e briguei pela vaga. CONSEGUI!

Agora estamos nós, em mais um ciclo de treinamento para mais um IRONMAN. Só que diferente. Um Ironman que vai resumir nossas vidas, que vai ser um presente desses mais de 17 anos vivendo com o triathlon!

Queremos dividir esse momento com vocês! S2

Então nos acompanhem que vem coisa por aí! 😉

ALOHA, SISKONA!

SISKONA