Estou indo para o Ironman 70.3 nesta sexta, hoje teve treino com roupa de borracha. Relembrei todo o trabalho que dá para vesti-la e acho que é válido um post para dar algumas dicas sobre o uso dela. Vamos lá, vou tentar explicar em texto, o ideal seria ter um vídeo, mas tudo bem!

PARA VESTIR:

– Saco plástico: eu não consigo vestir a roupa sem ter um saco plástico de apoio. Vista o seu pé com o saco, vista uma perna, ele fará com que a roupa entre com facilidade na canela, sem fazer com que o seu pé trave ao vestir! Mesma coisa com os braços, na parte do antebraço que é bem justa, o saco auxilia na entrada!

– Condicionador: aprendi desde quando comprei a minha primeira roupa de borracha (2006), que vaselina estraga. A opção era o famoso NEUTROX, o condicionar #musthave dos triatletas. Isso mesmo, aquele amarelinho de tampa vermelha. O condicionar eu passo (em excesso, sem economizar) na canela, no quadril e no antebraço. Os três locais que a roupa “emperra” na hora de tirar.

– Vaselina: por questão de segurança, eu não deixo de passar a vaselina nos lugares que assam, ou melhor no pescoço. Quem nunca passou vergonha do assado da roupa no pescoço, que atire a primeira pedra! srsrrs Gente e como dói! Não vale o risco, mesmo se a sua roupa não pegar nada, no dia pode ser que o seu cabelo pegue, que o sal do mar ative a assadura, ENTUPA de vaselina! E como eu passo o condicionador nas outras partes, a vaselina fica só no pescoço, mas não impede de que você possa passar no antebraço, no quadril e na canela para auxiliar a retirada! 😉  (eu também uso a vaselina as vezes e nunca danificou a minha roupa, mas não é indicado, vai de cada um!)

NO CORPO:

É importante vestir a roupa de borracha com paciência, ou seja, vestir da maneira correta. Puxar bem o cavalo, os braços, e não deixar sobra. (se a roupa estiver na numeração correta para você, não pode haver sobras). O fechamento do zíper é importante simular, decidir se vai prender a fita ou não. Acredito que não faça muita diferença, o importante é saber como abrir a roupa ao sair da água, mentalizar se a fita esta para cima ou embaixo do velcro, e o que você tem que fazer por primeiro.

PARA TIRAR: 

Se aproximando da margem, ao final da natação, é importante já ir mentalizando a retirada da roupa, isso ajuda muito! Abriu o zíper, os braços geralmente saem com facilidade. Quem usa relógio, vale o cuidado! Um amigo meu (Dudu Malucelli) me deu uma dica que deu certo, colocar a manga da roupa em cima da metadade do relógio. Assim na hora de tirar ela não emperra no relógio, além de proteger um pouco e ele não cair na água (já soube de vários casos de gente que perdeu  o Garmin no mar – eu morro!) . Chegando na transição a roupa vai estar na sua cintura, a dica é de  uma vez só tentar levar ela ao máximo até os pés, aí no caso da retirada da roupa ser junto com a bike, enquanto você vai colocando o capacete, você vai tirando a roupa com o pé, pisão mesmo! É assim que eu faço quando não tem os SUPER STAFFS que arrancam a roupa do nosso corpo…. rsrsrsr

OBSERVAÇÃO: TREINO!!!!! Assim como você nada, pedala e corre por meses antes da prova, você TEM QUE treinar com a roupa. Até mesmo sair da água, simulando a transição, ou torcer para ter os SUPER STAFFS! rsrsrs

 

Eu vou usar a roupa PHANTON da AQUA SPHERE em Brasília. Será a minha primeira prova com ela, depois conto TUDINHO para vocês, mas de cara já digo que a roupa é top e estou super ansiosa para estreia-la! 😉

 

BONS TREINOS!