Quem participa da entrevista dessa semana é  a minha irmã e nutricionista Yana Glaser. Ela esta com uma neném de 6 meses (minha afilhada amada). A Yana foi minha escola prática, acompanhei a gestação e todo o inicio com a Ninna!

Aproveitei o embalo e pedi para ela nos dar dicas da alimentação durante a gestação. O medo da balança, da tão famosa diabetes gestacional, faz com que muitas mulheres tenham medo da gravidez. Confira as dicas que a Yana deu nesta mini entrevista para orientar as mamães de primeira viagem, como eu!

 

  1. Começando do começo, as mulheres que estão dispostas a engravidar e estão se planejando, tem alguma dica de alimentação para inserirem e prestarem atenção na dieta?

Para quem tem uma gravidez planejada o ideal é estar no peso adequado, pois depois que engravida não é certo e nem pode restringir alimentação para emagrecer! Também é interessante suplementar com ácido fólico.

  1. O primeiro trimestre é geralmente o mais complicado, muitas mulheres têm muito enjoo e o risco de aborto espontâneo é muito grande. Quais são os cuidados com a alimentação que elas devem ter nesse período?

Cada mulher é única, não tem o que é melhor ou pior. Tem mulheres que passam mal se comem limão, tem mulheres que precisam comer limão para não passar mal. Mas uma coisa é certa, ficar muito tempo sem comer pode provocar enjoo. Então o ideal é fazer várias refeições menores ao longo do dia. evitando alimentos gordurosos e de difícil digestão.

  1. No segundo trimestre, na dieta que você me passou já tinha um aumento calórico. Neste período falam que é a lua de mel da gestante, mas temos que tomar cuidado para não engordar. Quais são as prioridades para esta fase?

No primeiro trimestre a dieta continua praticamente a mesma, falo para dar mais preferência para “comida de verdade”, comida fresca, mas sem aumentar a ingestão calórica. No segundo trimestre já há necessidade de aumentar o consumo de calorias. Mas tem que ficar esperta, pois não tem essa de comer por dois. No máximo 300kcal a mais por dia. sempre pensando em vitaminas!! Muita salada, fruta, proteína e gordura de boa qualidade.

Nessa fase que o peso aumenta de uma hora para outra. O importante é não se desesperar. Não é pq aumentou 4 kg na balança em um mês que no próximo mês será assim.

  1. No terceiro trimestre é o boom! Eu estou no meu e com bastante azia. Dá vontade de comer o mundo, mas não consigo. Quais são suas dicas para essa fase?

A mesma dica desde o primeiro trimestre… várias refeições ao longo do dia, “comida de verdade”, proteína e gordura de boa qualidade, e cuidar com o que come no jantar para não prejudicar o sono.

  1. Ufa, a gravidez passou. O bebê nasceu e o leite apareceu. Para amamentar, tem umas dicas, mas tem regra ou não? Varia de mãe para mãe? se você pudesse dar uma dica para essa fase, qual seria?

Não ache que pq o bebe nasceu deve esquecer da dieta! Pelo o contrário! A fase que eu mais engordei foi amamentando! É certo que você gasta calorias a mais amamentando, mas não esqueça que fica em casa sem quase gasto energético nenhum! 😉

 

Obrigada Sis pela participação! Para as leitoras, vale muito a pena ter acompanhamento nutricional nesta fase, minha obstetra super me indicou para uma nutri. #ficaadica

Confira as outras entrevistas que já rolaram no blog:

 Treinos e Gestação – Com Paula Narvaes

Rotina de Triatleta com Filhos – com Luciana Haddad

Treinos e Amamentação – com Rosália Carvalho 

Pai Atleta – com José Belarmino 

Pós-parto – com Bia Neres