Não tinha como não fazer uma mini entrevista com a LUIZA TOBAR. Fiquei amiga dela no Hawaii em 2013. Lá já tinha visto que ela é diferente. O ULTRAMAN, é a prova de triathlon dos malucos. 3 dias para completar 10km de natação, 421km de ciclismo e 84km de corrida. (UAUUUU) Pois é, essa prova é um ícone de endurance. E é claro que ela esta na minha listinha….. (mas eu não sou maluca tá? Só um pouquinho!)

E como eu pretendo um dia fazer, perguntei para a Luiza algumas coisinhas! Confira só algumas curiosidades:

1. Como foi a decisão para se inscrever no ULTRA, você já vinha estudando essa ideia ou foi algo meio na louca?

No ano passado, em 2014 fiquei me contorcendo de vontade de fazer a prova, como uma vontade de poucas coisas na vida. Mas não tinha entrado para me inscrever, e meus planos era apenas fazer IM Fortaleza. Estava em um período de transição, no trabalho, e sabia que a hora não era aquela. Aguardei até que vi que as aplications para 2015 estava aberta. Fui lá e fiz. Se meu currículo esportivo fosse aceito, não perderia a oportunidade!

2. Você decidir fazer é uma coisa, agora vender essa ideia para a sua equipe foi fácil? Seu técnico apoio desde o início ou você teve que convece-lo? 

Ishi Luca, não vendo nada, nem ideia alguma. Quando faço qualquer escolha assim, meus treinadores me apoiam 100%. Algumas vezes pergunto opinião, dessa vez, só informei que faria para a programação e periodização. E ambos treinadores amaram a notícia. Que treinador, não gostaria de um desafio desse? O Ricardo Dantas, nesse caso já era experiente em treinar atletas pra ultra, sabia que seria tranquilo.

3. Como foi o planejamento, quantos meses você se preparou especificamente para a prova? Competiu neste período? Quais provas?

Fiz o IM Fortaleza e logo seguido já emendei os treinos para o Ultra. Depois disso, segui apenas em treino até a prova.
Não teve prova preparatória, mas muito treino, quase nenhum dia off.

4. E os treinos! Acredito que você deve ter muitas coisa para contar, mas conte o treino de cada modalidade que mais te marcou.

Os treinos de corrida aumentaram o volume durante a semana. A natação mantive 4km por treino, com um treino de 6km na semana, e simulados de 10km.
O que mais treinei e mais me marcou foram os treinos de bike. Impressionante a evolução da modalidade, quando se aumenta volumes grandes. A bike sempre aos finais de semana,praticamente dias inteiros pedalando. Foi tenso, porque peguei um mês e meio de muita chuva nesses treinos.

5. Bom, quanto a sua performance nem precisamos falar, tem muita matéria e relatos do seu sucesso! Mas, assim como o IRONMAN que falam que a prova é a cereja do bolo, para o ULTRA podemos falar que é igual? Ou a prova é bem mais difícil de tudo o que você imaginou? 

A prova depende da sua preparação. Treinei tanto que só sentia dificuldade no km 64 do ultimo dia. Até então, estava pronta pra aquilo.
Essa prova te faz perceber o quanto nós, seres humanos, somos incríveis. Podemos fazer qualquer coisa, nosso corpo se adapta a qualquer situação, se ele for treinado pra aquilo.
Ironman é uma prova incrível. Ultra é muito mais; não se descreve uma prova dessa.

6. Lu, eu estou penso em ULTRA mas daqui uns 3 ou 4 anos, para mim e para quem estiver com isso na cabeça, qual é sua dica?

Se pensa em fazer o Ultraman uma vez na vida. Siga treinando com consistência ao longo dos anos; tenha grande experiência em provas longas, de Ironman, corrida, natação e bike. O momento certo vai chegar, e vai ser consequência de muitos anos de esporte.

7. Mensagem final caso queira acrescentar alguma coisa:

Apenas agradeço a todas as pessoas que torcem por mim, meus apoiadores, treinadores, amigos, familiares e namorado. Pra treinar para uma prova dessa, é preciso ter um porto seguro de pessoas. Sozinho não vamos a lugar algum.

****************

Para completar, compartilho o vídeo que o MUNDOTRI fez com ela, logo após a vitória do UB515, sente a vibe dela: