Essa semana fecho o primeiro ciclo do Coaching que eu comecei no dia 09 de setembro. Sempre quis fazer e sempre posterguei, mas tive a oportunidade de conhecer o trabalho do ICOP, Instituto de Coaching e Orientação Profissional.
O trabalho será feito em 12 encontros semanais e o objetivo é total profissional. Essas quatro primeiras sessões é mais conhecer as possibilidades, meus diferencias e meus desejos para o futuro. Tipo olhar para dentro, como o marketing de empresas, ver a minha missão de vida, meus valores e tudo o que eu já estou fazendo e o que eu posso fazer para atingir os meus objetivos.
Depois de toda sessão e saio com alguma tarefa de casa. Vou dividir com vocês duas lições que eu achei muito importante e quem quiser pode fazer para tentar ajudar a “se encontrar”.
A primeira foi uma entrevista com pessoas próximas a mim e estratégicas. Família, chefes, parceiros, amigos e patrocinadores. Eram 4 perguntinhas que a pessoa não demorou mais de 5 minutos para responder:
1.Qual característica você acha marcante em mim?
2.O que você acha que eu faço bem?
3.Quais são as minhas maiores qualidades?
4.O que eu poderia fazer para ser melhor?
5.Comentários adicionais: (se quiser)
Eu fiquei com medinho de fazer mas foi muito positivo! Já deixo aqui meu agradecimento de novo para quem participou!
A outra lição é para essa semana que eu entrego na quarta. Já estamos nos preparando para começar a agir, as lições de casa vão me conduzir a alcançar meu objetivos, começar a realizar as coisas. Para isso pontuamos tudo o que eu já faço, que estou envolvida e que está no radar para eu fazer. Para cada item eu preciso colar pontos positivos e pontos negativos, e uma ação que eu devo fazer para realizar ou conduzir a atividade.
Vou fazer um modelo genérico para quem quiser fazer em casa:
Nas considerações a ideia é colocar pontos, por exemplo:
Viagem: uma consideração pode ser já a data que você vai, ou que você tem que fazer economia para conseguir fazer, ou possíveis lugares que você já esta pesquisando…
Hoje em dia é cada dia mais raro ver uma pessoa que tem um trabalho fixo e vive disso sem “inventar moda” e ter outros planos para o futuro. Eu sou uma pessoa que não gosto de rotina, adoro novidades, mudanças, pesquisa e faço mil e uma coisa, se for preciso.
O Coaching vem para me ajudar a colocar foco no lugar certo, estipular prioridades do momento e desenhar um caminho para eu seguir e alcançar meu objetivo de vida.
Falando em objetivo de vida, quando pontuei meus valores descobri qual é a minha vibe. E isso eu vou contar no final da semana, porque vai ser registrado!
Para quem se interessou, estou fazendo meu COACHING no ICOP: www.institutocop.com.br
Um beijo, muito trabalho (com treinos, óbvio) e foco!