Vale um post. Vale um texto. Vale um livro. Encontrei com o Rissato, o mais novo Ultraman do Brasil. Ele participou na loucura do Ultra Triathlon do Brasil que aconteceu no último final de semana de Abril em Paraty, Rio de Janeiro. Lógico que queria saber tudo, mas como foi um encontro da turma não quis ser chata e ficar perguntando de tudo! Mas o pouco que eu conversei com ele com a sua esposa, já deu para ter uma bela noção do que é um Ultraman, do que você precisa fazer para chegar lá e do que irá passar em três dias realmente intensos!
Da decisão de fazer o Ultraman até a inscrição no UB515:
O Rissato tinha em mente que queria fazer um Ultra, então tomou a primeira decisão, enviou uma carta para o Ultraman do Havaí, relatando a sua intenção de participar da prova. O Rissato tem um currículo ferrado, extremamente dentro das perpectivas dos participantes de um evento desta grandeza. Mas, as regras mudaram, e agora para fazer o Ultraman do havaí você não precisa ter só um currículo ferrado, mas ter participado de alguma outra edição do evento.
Conformado, o inquieto Rissato foi atrás de uma prova desafiadora, e se inscreveu em nada mais nada menos que um dos mais difíceis Ironmans do circuito, o Ironman do Texas que acontece agora no dia 17 de maio. Na onda, outros quatro atletas se inscreveram para a prova, mas esse assunto vale um outro post especial para essa turma que viaja na próxima semana (#VSFR). Neste meio tempo, surgiu a divulgação do primeiro Ultra do Brasil o UB515, Rissato enviou a mesma carta que havia feito para o Ultraman do Havaí e aí foi também mais o famoso QI, a Vanuza atleta aqui de Curitiba ajudou ele a confirmar a presença no evento. Mas, como ele disse, essa confirmação demorou, treinava sem a certeza de estar de fato dentro da prova. Apenas 3 meses antes do evento que ele teve a confirmação oficial. O seja, foram apenas 3 meses de treinos para uma prova de 10km de natação, 421km de ciclismo e 84,4km de corrida divididos em três dias!
OS TREINOS:
O Rissato optou por treinar com a já experiente em Ultraman, Vanuza Maciel. segundo ele, como havia pouco tempo de planejamento para a prova havia dois caminhos, e ele optou pelo longo, cortou de cara os treinos intervalados. Dois treinos que ele comentou e eu perguntei se era de fato verdade que ele havia feito, pois havia ouvido comentários e não tinha acredito. PASMEM, ele correu 06h, repito SEIS HORAS na esteira da academia! Começou as 06h da manhã e terminou ao meio dia. Treino que ele mesmo assumiu que foi um treino para a cabeça, e que cabeça que ele tem né? O outro foi um treino de 10mil na piscina de 25m. Diretasso! Au…. Fora os vários treinos de 200 e poucos km de bike!
Ta aí a explicação do porque que ele foi aceito no desafio e porque o Ultraman era um plano de vida dele. TOP!
A PROVA:
O super Rissato acabou a prova com o tempo de 30h31min46s. No primeiro dia teve um imprevisto, um tombo de bike no final do percurso de ciclismo. Não seria um tombo de bike que iria tirar o Rissato da prova, mas exigiu ainda mais da sua cabeça e força física. Mais um obstáculo a ser superado no restante da prova até a linha de chegada. E lógico que foi obstáculo superado!
Na nossa breve conversa, fora o tombo, ele contou que o pior dia foi o segundo. Que além de completar a distância, ele ficou apreensivo com o tempo de corte. Mas deu tudo certo. A ultramaratona do terceiro dia, fica com o relato do quilômetro 30, onde em uma conversa com o pessoal da mídia, que instruiu o atleta de correr bem próximo ao meio fio, o Rissato entendeu que era para subir na calçada, este ato lhe causou uma bronca! Cada passo é um milagre, e uma subida de meio fio poderia lhe custar caro lá na frente. Pensem!!! O que ele disse é que ele ja estava em um estágio em que o que mandassem ele fazia. Ele estava ali correndo, de forma praticamente mecânica, disse que sabia que estava em lugar maravilhoso, a vista da prova é incrível, mas não conseguia ver nada. E ressaltou a importância dos staffs, denominando-os de próprios anjos! Você chega e não se preocupa com nada, eles cuidam de tudo para você, aí acordo no dia seguinte eles já estão com tudo pronto para te servir e te guiar!
CONCLUSÃO:
Acho que se eu passasse uma tarde inteira conversando com o Rissato ele não ia conseguir me contar tudo! Um evento simples, sem glamour, onde é você e você. Precisa de muito, mas muito preparo para encarar, por orientação do próprio Rissato acredito que vou adiar os meus planos de fazer a prova em 2016. Ele me contou um pouco de cada participante, todos com muita, mas muita experiência, tanto no esporte como na vida! Vou ficar na minha e ralar mais um pouco para chegar lá afiada e com a cabeça no ponto como o Rissato fez. Deixo aqui o meu super parabéns! Sou fã, sem crise, foi lá, se inscreveu e fez. Sem drama, sem mimimi e sem massagem! Você é o cara!