Dica pra Ironman: alimentação da prova

Demorei para escrever este post, mas quem sabe dê uma luz para alguém que ainda tenha dúvidas e queira alguma dica extra de o que levar para comer durante a prova. Isso mesmo, COMER!

Se você pensa em fazer a prova entre 08 e 09h30 nem leia esta post, acredito que para a intensidade da sua prova não cabe essas dicas. Mas para a turma do fundão, acredito que acima de 10h (que nem é tão fundão assim) vale a pena colocar alguma comidinha junto com o gel e sal durante a prova. Ninguém merece ficar só no gel, e ninguém aguenta!

Vou dividir entre as três etapas, natação, ciclismo e corrida, e vou contar o que eu fiz e o que a minha Nutri Yana me ensinou. São dicas, não regras. E detalhe, para mim deu certo para você vale a pena testar e ver se dá!

NATAÇÃO:

O tempo de natação varia bastante, eu estava prevendo sair com 1h da água então optamos por não colocar o gel. Na areia tem posto de água entre uma perna e a outra, fiquei só na água! Para quem for  com previsão de 1h20, 1h30 e se sentir bem, vale a pena levar um gelzinho na manga da roupa de borracha para tomar na metade da natação (na areia!).

CICLISMO:

Começo o ciclismo só com gel. Tanto pelo fato do começo ser cheio de adrenalina e demorar para encaixar o ritmo e pedalar constante. Depois de 1h30 já começam as delícias! Como eu não tenho um percentual de gordura muito baixo (fiz o IM com 17%) comi de 40′ em 40′. Minhas variações foram: gel, bisnaguinha com nutella, batatinha assada com muito sal e azeite (parecia que eu estava almoçando em cima da bike, JURO!), barra hipercalórica da Powerbar e balinha de goma pro final. A dica é no final do pedal comer uma coisa bem gostosa, hoje eu sugeriria a bananinha cremosa que eu estou viciada! 😉

Fora muita água, que a Yana dividiu por tempo quanto que eu teria que beber, eu ia controlando pela garrafinha. vale a pena tomar até o fim a garrafinha e não ir “desperdiçando” garrafa do ponto de hidratação, assim facilita o controle do que você ingeriu! De isotônico, sai com um que eu estava acostumada, e depois fiquei no Gatorade dos postos de hidratação. Ah, e o milagroso sal de hora em hora!

CORRIDA:

A corrida como não é tão fácil de engolir como no pedal, fui só com gel e balinha de carbo que eu AMO!!!! As melhores são as de Coca-Cola da Powerbar e as da CLIF. Na última volta foi festa!!! Coca-cola liberada (no caso da prova era Pepsi :/ ) e o melhor do melhor da prova: bolinha Pullman distribuído nos postos! Minha melhor lembrança da prova! srsrsr

É ISSO GENTE! Simples assim! DICA: não erre na alimentação! As vezes vai passar super rápido o tempo de comer, vc pode se perder pensar que acabou de comer. Faça uma colinha e cole na bike. Não quer comer? Force! Não deixe de comer. E se der fome no meio COMA! Aconteceu os dois comigo, uma hora achei que tinha acabo de comer e não queria comer de novo, mas comi. Na outra hora, ainda faltava 20minutos para comer de novo ai comi uma coisinha! Ou seja, LEVE COMIDA EXTRA! Você corre o risco da sua comida cair no caminho.

Gel preso no quadro com fita

ONDE LEVAR:

Ciclismo: BENTO BOX, bolsinha para quadro. Hoje em dia tem de tudo quanto é jeito, mas as minhas coisas não couberam.

Levei o Bento box, comida no bolso do top, (meu conjunto de prova tinha quatro bolsos!!!) e ainda colei com fita gel no quadro.

Corrida: corri com o cinto da Fule Belt, tem bolsinho para sal e medicamentos e cabem os géis, e usei os bolos do uniforme!

😉 Ta chegando! #IMFlorianopolis

Related posts

Marketing: paixão a primeira vista que virou noivado

by Luca Glaser
12 anos ago

Quando o suplemento não desce mais

by Luca Glaser
11 anos ago

Roubo de bike – Argon E-112 – Curitiba

by Luca Glaser
11 anos ago