Do instagram direto para os morros de Bombinhas – K42

Quando estava treinando para o Ironman Brasil meu medo era ficar sem objetivo no segundo semestre, nesta os malucos da minha equipe agitaram fazer K42 em Bombinhas (maratona mais dura do brasil!). Depois do Cruce em 2012 a prova que entrou na minha listinha era essa…. Sem pensar muito me inscrevi. Mas diferente dos “malucos” da equipe que se inscreveram no revezamento, me inscrevi no solo. Ninguém tinha se inscrito no solo, eu achei meio esquisito mas segui firme na decisão! Afinal seria apenas 1 dia de Cruce….
SORTE que eu consegui a vaga para o Mundial do Hawaii. Desisti de fazer solo porque seria um risco muito grande de me machucar. Ok. E agora, com quem correr? As duplas já estavam formadas, minha irmã tinha outro compromisso para esse dia… Aí que o INSTAGRAM entra!
O Instagram é uma rede social de fotos que une grupos com a mesma afinidade, seja ela qual for, livro, comida, esportes, vida saudável…. Através de fotos você se identifica com uma pessoa ou com um perfil e troca imagens! Nesta que eu conheci a Lahis! Ela acompanhou a minha preparação para o Ironman Brasil e no mesmo dia eu estreiei nas provas de longa distância do triathlon e ela fez a sua primeira meia maratona! (isso a gente só conversando pela rede social, via celular). Numa dessas, eu tive a idéia de “tentar”convida-la para fazer dupla comigo. Tentar, porque não é qualquer pessoa que aceita correr uma prova de montanha. Não é qualquer pessoa que decide se inscrever na pressão de dois dias para o prazo da data de troca da modalidade. E também não é qualquer pessoa que aceita fazer uma prova com uma “estranha”. 
Inscritas. Dupla feminina na categoria 36 60 anos (somatória das duas idades). Eu de Curitiba, a Lahis de Londrina. Definimos a logística da viagem e não nos falamos muito. E chegou a quinta-feira pré-prova. Lahis veio para Curitiba e na sexta viajamos para Bombinhas! 
Enfim nos conhecemos e sim, vimos que o instagram é vida real! Temos muito em comum, a vibe da criação da dupla foi show e a sintonia deu certo! (UFA)

A PROVA

A Lahis me deixou um pouco tensa. Ela veio com a pressão de conseguir ir pro pódium, com planos de tempo e análise da prova. Coisa que eu nunca faço, muito menos em uma prova de corrida em montanha! srrsrsrs
Tentei mudar um pouco a cabeça dela e ressaltar que prova deste estilo é diversão, foto, paisagem, dor e superação. Tempo e colocação é consequência, não sei se tive sucesso, mas pelo menos eu não entrei na pira dela. Me mantive tranquila e curtindo o final de semana com um longuinho variado, diferente e doído! rsrsrs
O K42 é a famosa maratona mais dura do Brasil, trail run com altimetria mega variada. E a prova tem a opção de revezamento, cada um faz uma metade da maratona. Eu fiquei com o primeiro trecho e a Lahis com o segundo. 
Indo totalmente despreparada com um treino de 16km em terreno variado no asfalto e sem tênis específico fui que fui no pianinho…. Os primeiro 06km do trecho foram terra batida, onde deu para colocar um ritmo e poder andar na subida. A primeira subida me assustou. Como não estudei o mapa nem a altimetria não sabia o que viria pela frente e só pensava se forem os 21km assim to frita. Mas passou. Os meus 21km eu destaco dois trechos, essa subida do início que leva o batimento lá para cima e andar doí e os 4km de descida na lama. Sim, descida na lama, com direito a placa de PERIGO e tudo mais. Aí que eu penso porque não sigo o que as pessoas falam, tênis específico para trilha, faz diferença SIM! Sorte um smurfete da Webtreino me acompanhou neste trecho e tinha um mega tênis que segurou ele e eu! rrsrsrs Né Adriano?  (Obrigada!)
O trabalho de isometria para me manter em equilíbrio na descida foi intenso, não preciso fazer abdmoninal este mês. Também tentei deixar a minha bunda lá no morro mas não deu, levei um tombo e só o que aconteceu foi me encher de lama e ralar o ralado da minha perna! 
Mas nestes trechos, principalmente, a gente sente a vibe destas provas na natureza. A empatia dos atletas, a ajuda, o grito de apoio e até as risadas! Me deu uma super saudades do Cruce, ainda mais reencontrando alguma galera da edição que eu participei, como a super Rosália Camargo, mostrinha que eu sou fã! E o Rodrigo Tramontina, que continua explorando os morros do mundo, depois da mudança de hábito da vida! 
Rosalia Camargo! A mostra musa das monstanhas!
Bom, voltando para os meus 21km, o final da prova era um costão com areia batida e a perna até que soltou um pouquinho, mas já estava cansada. Fechei super bem e fiquei feliz com a minha “performance”ou melhor atuação no morro! srsrsr
A Lahis pegou a prova e detonou! Fechamos em menos de 05h, no tempo de 04h59min28s num pace de 07’06/km. A consequência: 1º lugar na categoria 36 60 anos! 
Mais uma super experiência com o esporte. O K42 de Bombinhas   Foi riscado da minha listinha de provas para fazer, mas eu vou voltar! Ainda penso em apenas trocar de trecho, fazer o 2º, porque para fazer os 42km eu vi que o negócio punk. Mas não elimino a possibilidade….quem sabe um dia! 
E lógico! Super indico esta prova, mas…. comece pelo revezamento. A brincadeira, é brincadeira de gente grande! 
Lahis, muito obrigada pela companhia e pela super dupla que fizemos! Ano que vem a gente volta e inverte os trechos! #Paunogatonega que venha o Ironman do Hawaii e a Maratona da Disney que estamos prontas! #sóquenão
RESUMO:

Instagram é vida! Sim eu sou viciadinha na rede social, mas o importante é não deixar ela ser só virtual, se você puder fazer ele se tornar vida real e ainda ajudar, motivar e conhecer outras pessoas, não tem quem vá falar que é ruim. O importante é você não fingir ser uma coisa online e ser outra offline. Se você é o que você é online ou offline, sendo transparente as pessoas do bem irão se aproximar de você! 😉 #Ficaadica
Compita! Eu insisto! Cada vez que participo de um evento esportivo, qualquer um que seja que sempre penso porque eu penso tanto para fazer uma prova, porque fico tempos sem competir. Tá certo que temos que ter um planejamento, tanto de treinos como financeiro, mas se você puder fazer um bom planejamento e diversificar as provas que você faz, você vai amar ainda mais o esporte! Vivi isso neste final de semana com a minha SUPER EQUIPE WEBTREINO! Mas de 20 pessoas na prova, quase todos triatletas, que mudaram a rotina de um final de semana e deixaram o asfalto de lado. Na humildade e na diversão nos misturamos com os corredores e detonamos os morros! Porque tudo que é feito com diversão e amizade fica mais fácil – ainda tivemos 5 pódiuns! Obrigada time a cada dia fico mais feliz de fazer parte desta equipe, parabéns aos super técnicos que sempre prezam pela diversão e descontração nos eventos e treinos! 

#Valeutime!

Related posts

O mundo (futebol) de olho no triathlon, será?

by Luca Glaser
11 anos ago

Semana 4 e 5/17 – Ironman Florianópolis

by Luca Glaser
8 anos ago

Semana 3/20 – IRONMAN

by Luca Glaser
10 anos ago