Entrevista da semana é com a Doula Patricia Bortolloto que eu conheci aqui de Curitiba. Eu não vou ter doula no meu parto, mas acho super válido para quem procura. Minha questão é mais financeira e pratica que outra coisa. E só um café com a Pati já me ajudou muito. Quem pensa em ter, acho que vale a pena chamar alguém que tenha empatia, para ela não atrapalhar ao invés de ajudar.
A Pati é uma super indicação em Curitiba, e ainda de quebra é corredora, do nosso Mundo! Confira só a entrevista que eu fiz com ela e conheça um pouquinho mais do papel da Doula no seu parto!
- Para começarmos conta um pouquinho o que é Doula e quais sãos as funções dela durante a gestação e o trabalho de parto.
Doula é uma acompanhante de parto treinada que presta assistência emocional e física à gestante. Faz parte da equipe disciplinar de atendimento e não substituiu qualquer profissional tradicionalmente ligado à assistência ao Parto. Sua atuação vai da gestação ao pós-parto. Auxilia a gestante com informações para que ela possa fazer escolhas informadas durante a gestação e parto. Durante o trabalho de parto dá suporte para a gestante e seu acompanhante e pode auxiliar no pós-parto imediato com a amamentação. O acompanhamento de uma Doula diminui as intervenções e parto cirúrgico, e, aumenta a satisfação com a experiência de parto.
- Na conversa que tivemos você comparou muito o parto com uma corrida/maratona, pode contar um pouquinho para a gente dessa analogia?
Tanto no parto quanto numa corrida o preparo ė importante. Buscar informações faz toda a diferença. Cercar-se de pessoas experientes e que possam te ajudar também. O corpo dá conta do processo. A cabeça tenta proteger o corpo dizendo em algum momento que não é possível. Mas quando você está preparada e tem um objetivo, sabe que é possível e está cercada de pessoas que podem te ajudar e acre‐ ditam que você é capaz, tudo flui e o resultado vem. E, ao final, mesmo cansada, a sensação de conseguir é muito gratificante e a certeza de que mesmo sendo difícil e cansativo, é também realizador e maravilhoso e a certeza de que faria tudo novamente.
- Existem diversas dicas de exercícios pré-parto e coisas para estimular e ajudar a Hora do parto, qual a sua dica para as mulheres que já se aproximam do grande dia?
Alternar períodos de atividade com descanso é bem importante. O parto ė como aquela prova para a qual nos preparamos por meses. No dia que antecede a prova o importante é se manter descansado e bem alimentado. O mesmo acontece com o Parto. Nas primeiras horas de trabalho de parto é importante guardar energia pra quando de fato engrenar assim a experiência será muito mais tranquila e positiva. Porque trabalho de parto exige bastante disposição. Nesse sentido ter um bom preparo físico de resistência pode ajudar. Exercícios de alongamento e flexibilidade são importantes para dar suporte e se sentir bem durante a gestação. O preparo para o Parto é muito mais emocional que físico.
- Um parto humanizado mão precisa ser necessariamente na banheira e sem analgesia, o que você acha sobre isso?
Parto humanizado ė aquele no qual o atendimento ė individualizado conforme as necessidades da mulher e do bebê. Nesse sentido o termo Parto Respeitoso é mais adequado. Respeito às necessidades e vontades da mulher. Um parto humanizado pode sim ter analgesia, não acontecer na banheira, precisar de indução e até cesariana em caso de necessidade. Não podemos confundir parto humanizado com parto natural que nem sempre é respeitoso.
- Para as mães atletas, falam que a gente tem uma consciência corporal melhor, como podemos usar esse nosso histórico esportivo na hora do parto?
Lembrando das provas já feitas e da superação. Toda tem prova tem um momento crítico, no qual duvidamos que daremos conta. Mas ter meta e foco nos faz vencer esse pensamento e ir além e cruzar a linha de chegada. Usar o mesmo critério de que é preciso um corpo bem descansado e alimentado pra fazer uma boa prova, então nada de ir caminhar, estimular e movimentar início de trabalho de parto, assim como não treinamos forte horas antes da prova. Guardar a energia pra quando o trabalho de parto de fato engrenar e lembrar dos seus objetivos porque o corpo está preparado e sabe o que fazer.
- Como doula há mais de 10 anos, qual é sua dica chave para suas gestantes e para quem estiver lendo essa entrevista?
Confie no seu corpo, ele sabe o que fazer. Busque uma boa assistência, porque assim terá tranquilidade e segurança para que teu corpo possa trabalhar. Informe-se, leia muito sobre gestação, trabalho de parto e amamentação e prepare-se emocionalmente para esse momento que é mágico e intenso. Certamente uma das experiências mais marcantes e intensas que podemos viver. Vale muito!
Boas dicas né? Me contem, vcs tiveram acompanhamento de doula ou não?
Pati, super obrigada, pela entrevista e pelo nosso café!