Dando continuidade as nossas entrevistas com o tema Maternidade & Esporte, a convidada da semana é super especial. Um super exemplo de pós-parto que surpreendeu à todos voltando da gestação mais forte que nunca.
Bia Neres é triatleta olímpica, manda da Bella e dona de resultados incríveis no triathlon. Confira o que ela dividiu com a gente sobre o seu pós-parto e experiência de ser mãe:
Eu não me preparei para o pós-parto, ele é muito delicado, você precisa de muito descanso para uma boa recuperação, precisa estar 100% com seu baby pois ele depende somente do você para sobreviver. Eu só pensava em alimenta lá e descansar, pois é uma sensação muito diferente quando eles acabam de nascer.
- Dentro das expectativas e planos, como foi a realidade quando a Bella nasceu?
Para ser sincera, meus planos estavam voltados a entender como é ser mãe e atleta após o nascimento dela, está com certeza foi a maior expectativa e que na verdade é na realidade é muito tranquilo! O processo é natural, ela já veio como um pedacinho de mim que me entendia sabe? Aos poucos as coisas iam se encaixando.
- Como foi a volta aos treinos e depois de quanto tempo você largou pela primeira vez pós-parto?
Por ser atleta, eu não parei de treinar durante toda a minha gravidez, fiz personal trainer desde o início. Posso dizer que a volta para mim foi muito tranquila, eu tive que esperar meu corpo recuperar dos pontos, não tive neuras nenhuma, este período estamos muito envolvidas com amamentação, cuidados diários e muito amor.
- Quais dicas para acertar a rotina com a neném e os treinos você pode dar?
A minha dica é descansar enquanto ela dorme, beber muita água, treinar pouco no começo e ir sentindo as necessidades do seu filho e sua rotina, isso varia muito de acordo com a criança, tem umas que dormem pouco, choram muito, tem dores e outras que são tranquilas e só acordam para mamar. Eu dei sorte.
- Você surpreendeu todos com sua volta pós Bella, parece que você virou a mulher maravilha que todo mundo fala que as mães se transformam. Você sentiu isso? O que mudou?
As mulheres que já treinam e não relaxam no período da gravidez com os treinos, pelo menos de fortalecimento, sentem isso pois o corpo realmente volta muito rápido. Senti sim muita diferença, acho também que a gravidez me deu um descanso forçado, o que fez meu corpo recuperar de dores e ficar zerado para um novo começo.
- Não podemos deixar de falar da gestação, você estava em um período pré-olímpico, como foi toda essa mudança, hoje você olha para trás e pensa o que?
A minha gravidez não foi planejada para aquele momento, nós queríamos exatamente um ano depois. Estávamos recém-casados e no fim foi uma surpresa muito boa! Algo que Deus tinha reservado para o nosso momento de união. Eu confesso que me sinto muito mais madura e preparada para este período olímpico que estou passando do que para o Rio, me sinto mais forte, com mais vontade e agora com mais uma razão para fazer isso acontecer.
- Você é inspiração para mim, que estou quase tendo minha primeira filha e provavelmente para outras milhares de atletas mães. Se pudesse deixar uma frase, uma dica ou um conselho para nós qual seria?
Meu melhor conselho é o que eu estou sentindo todos os dias. Ame, curta, lute pelo seu filho. Invista seu tempo ensinando seus valores. No meu caso, o esporte está no DNA da família e ela sabe que o que nos faz feliz é a adrenalina diária! O importante é transmitir quem você é com muito amor, família e verdade.
Bacana né? Obrigada Bia por compartilhar com a gente a sua experiência! Espero ter a sabedoria que você teve para conseguir conciliar tudo e voltar a competir o mais rápido possível!