Esse negócio de Throwback Thursday é divertido! Para quem não sabe #TBT é uma hashtag utilizada nas quintas (óbvio) para postar uma foto antiga, lembrar de um momento legal ou mesmo postar uma foto “mico” do passado com os seus amigos.
Nessa minha vida de triatleta o que não faltam são fotos fofas, e outras nem tanto, de quando eu comecei na vida de nadapedalacorre. Isso lá em 1999, com apenas 09 aninhos!
Pois é, e ontem me deparei com umas fotos no Facebook da minha primeira equipe de triathlon, a Formigás. Uma equipe que nós, atletas, criamos junto com o nosso incentivador e técnico Felipe Raggio.
Lembro muito bem, eu na aulinha de natação da academia AQUACENTER (hoje fechada e falida com as piscinas abandonadas) e o Felipe me convida para uma aula experimental na “Escolinha de Triathlon”. “Mas como que é isso?” perguntei inocentemente. E ele apenas me pediu para levar um tênis na aula seguinte.
Dá aula experimental até hoje tenho boas histórias para contar…. Mas como hj é dia de #TBT achei legal contar esse início. O Felipe juntou a molecada da época e desenvolvemos em conjunto a logo da equipe e a sua “missão”.
Linkamos três sentimentos que tínhamos ao praticar o triathlon e resultou em: PRAZER, GARRA E DETERMINAÇÃO. A formiga deixo por conta dos “piás”, mas ainda teve um conceito com velocidade, ou melhor, GÁS.
Tenho a camiseta até hoje e é uma época que sempre fica na minha memória. O começo que me conquistou, com os amigos que fiz e tenho até hoje (inclusive meu técnico Fábio, que era um FormiGÁS na época), com a paixão pelo triathlon que aprendi brincando de pega-pega, correndo em pelotão e fazendo manobras na bicicleta. Um amor que foi construído ao pouco e hoje me fortalece para encarar o IRONMAN, por exemplo. (coisa que eu achava que faria apenas depois dos 30 anos!)
Neste saudosismo fico triste com as poucas iniciativas neste contexto. Tirando trabalhos sociais como o do Lúcio em Caiobá, do Serginho Diniz em Paranaguá e o do Beto em Salvador, poucas são as iniciativas para o desenvolvimento da modalidade e o aumento da prática do triathlon.
Dos que eu acompanho conheço dois trabalhos com crianças que me cham a atenção, e deixo aqui como dica para quem quer incentivar o seu filho a praticar o esporte que proporciona PRAZER, GARRA E DETERMINAÇÃO:
1. WEBTREINO KIDS
Não porque é minha equipe. Mas além do Fábio ter “nascido” nesse contexto do FormiGÁS, o Maurício foi o meu técnico quando eu tinha 12 anos. Ele resgatou esse contexto e hoje a WEBTREINO KIDS vem ganhando forma. Trabalho lúdico orientado pelo técnico Alexandre Perdão vem fazendo diferença em Curitiba.
2. NÚCLEO AVENTURA
O Núcleo é comandado pela Cristina Carvalho, uma mega atleta. Pelo o que eu acompanho no insta eles fazem clínicas nas férias voltados ao esporte de aventura para crianças. Achei super legal, mas no site não tem maiores informações.
Quem souber de mais iniciativas me conta que eu quero acompanhar! Sou uma entusiasta do Triathlon e acredito que o esporte tem um potencial incrível para crescer. Não apenas para formar atletas profissionais, mas pessoas com disciplina, paixão pelo o que fazem e é claro: PRAZER, GARRA E DETERMINAÇÃO.
Fica o meu recado de hoje #tbt
#FORMIGÁS