Ironman Kona por Thays Fernandes

Não podemos perder o foco, estou cheia de novidades para dividir com vocês mas o projeto é o #ProjetoKona. E para manter a linha,  vamos saber  tudo o que conta sobre KONA a SUPER Thays Fernandes, que em 2011 conseguiu a vaga no seu primeiro Ironman, também no Ironman Brasil! 
Atleta: Thays dos Santos Fernandes

Idade: 25 anos

Em que ano participou do mundial de Ironman? 2011

Em qual Ironman conseguiu a vaga? Ironman Brasil

Com qual tempo você se classificou para KONA?  10h14 (Thays monstra!!)

Quantos Ironmans você fez até conseguir a vaga?  Foi o primeiro quando eu consegui a vaga.

Como foi a conquista da vaga? Quando me inscrevi para o Ironman, não tinha idéia do que me esperava, claro que como todos os outros atletas, sonhava em pegar a vaga. Mas confesso que não achei que conseguiria, mas também cogitei a possibilidade de conseguir. A prova em 2011, foi meu primeiro e melhor Ironman. Acredito que por ter sido o primeiro, por não ter expectativa, por não ter cobrança, e ter feito a prova com a maior felicidade do mundo de estar completando meu primeiro Ironman, contribuiu para eu ter chego na vaga, no sonhado Ironman de Kona.
A prova foi demais, curti do começo ao fim. Na verdade de todos os ironmans que fiz, a única diferença que tive nos tempos foi na corrida (meu grande inimigo), a natação e a bike fiz tempo praticamente iguais em todos os iron. 

Contanto rápido um pouco sobre a prova, tive uma preparação Top, treinei em portugal, com percursos super difíceis, o que facilitou no plano no Iron Brasil. 

Falando um pouco sobre o momento que sabia que ia conseguir a vaga. Quando faltava 2 voltas na corrida, percebi que tinha perna para continuar correndo, no meu ritmo, mas correndo, e pela vantagem da segunda, sabia que ia pegar a vaga (grande sonho do meu pai).

Chorava, gritava, pulava, dançava, foi incrível essa sensação de completar iron com vaga de kona.

Voltando na história para dar sentido nessa história. Esse era um sonho do meu pai ir para Kona ver uma das filhas disputando o ironman. Tenho outra irmã que também fez iron e quase conseguiu a vaga.
Esse foi o maior motivo de ter me inscrito no iron. Meu pai nunca tinha entrado em um avião (pânico, medo absoluto), e disse que só entraria se fosse para ir ver uma das filhas em Kona.
Sendo assim, começou minha história e busca pela vaga. 
Imagina minha felicidade de estar completando o GRANDE Ironman e realizando um sonho do meu PAI? Não imagine, não tem como. Foi incrível.
Esse é minha história e luta para iniciar no Ironman. 
Hoje ele quer voltar novamente lá, MAS APENAS COM VAGA de uma das filhas, estou tentando e não desisti. Quando meu ironbaby nascer, eu volto para a luta. Ainda não desisti.


E como foi a preparação para KONA? 
Essa foi difícil. Depois do iron Brasil, no qual ganhei melhor índice técnico, melhor índice técnico de bike, atleta revelação, top 11 em plena estréia, tive problemas de saúde, o que me deixou 2 meses sem poder fazer nada. 

2 meses antes da prova, voltei a treinar, novamente fui para Portugal.

Mas ficar 2 meses parada e treinar para fazer iron KONA, não é suficiente.
E para completar achei que já sabia tudo de iron, e não precisava treinar tanto já que tinha feito um provão no Brasil.
Enfim, mesma estratégia que adotei para o Brasil.
Muita natação e pedal, corrida deixei para lá , já que não adianta eu treinar tanto se não melhoro nada (na minha cabeça, eu penso assim). 

A viagem: Fomos em 6 pessoas.
Meu pai, minha mãe, 2 primos, e o Luan, companheiro de equipe que conseguiu a vaga também.

Ficamos 12 dias lá se não me engano.
Cheguei 1 semana antes. Fiquei admirada pela ILHA DO IRONMAN. Sim, aquela ilha respira ironman, qualquer lugar que vc ande e olhe , tem um pouco daquele ironman, nas ruas, estradas, bares, restaurantes, tudo tem um pouco dele. 
O clima é extremamente agradável e confesso que te deixa com as penas bambas, eu olhava aqueles monstrinhos(atletas) e pensava, o que eu to fazendo aqui? Eles são assustadores, mas eu também sou, eu peguei a vaga e mereço estar aqui. 
Minha dica para os atletas e até para quem vai assistir, é curtir tudo e todos os dias,os treinos, as festas, os encontros, o lugar, a companhia, o visual… todos os momentos, é um sonho que vc vai querer repetir todo ano, mas sem saber se vai conseguir estar lá de novo.(triste)


A prova: …chegando no lugar da prova, escura, muitos atletas nas rua, muita torcida já presente, o dia ia clareando, e eu só pensava em me controlar. Não deu, a emoção tomou conta e meu choro foi inevitável. 
Hora da largada. Eu como iniciante fui para a água 15min. antes. O que não aconselho, pois a largada é de dentro, e não da pé, fiquei esses 15 min gastando energia para ficar flutuando. Não é vantagem para obter uma boa colocação. O nível lá é outro , muito alto, vc não vai ganhar colocação por isso, espera chegar a hora e entre na água, além de não ficar na pancadaria , não vai se cansar.

A bike. (me achando super experiente) soquei a bota. Cheguei no retorno dos 90km com 2´35 e em 2ª na categoria. Adivinha? Quebrei feio, o sol é muito forte e o vento dói. Vc vai sentir, aquele ironman não dá para comparar por nada. Não se ache esperto, ele é muito mais esperto que vc, faltando 50 km já não tinha mais força e cabeça. Com 30km, parei, desci da bike, sentei e chorei chorei e chorei, não acreditava que tinha lutado tanto para chegar ali, e passava na minha cabeça em parar pq não tinha forças. O calor me “venceu”.
Subi na bike chorando e acabei do jeito que deu (5´54) se não me engano.
Quando cheguei na T2 não aguentava de calor, tirei as meias(burra) pois estava queimando meu pé, jogaram muito gelo e água para me refrescar, enfim sai para correr.
Sem forças fui no corre e anda, até o km 21. 
Acredito que consegui ir desse jeito pela torcida INCRIVEL que se encontra por lá, todos torcem por vc, e para melhorar o visual é incrível, não dá para acreditar que vc está ali, completando o ironman de KONA.
Os últimos 21km eu acabei andando,eu e mais 4 amigos que fiz durando minha caminhada longa… meu pé ficou cheio de bolhas pq tirei a meia(não faça isso) e eu mal conseguia encostar o pé no chão.
Quando faltava 2 km, eu vi meu pai, meu primos, minha prima e minha mãe, QUE EMOÇÃO, eu estava completando o ironman de kona. Esqueci de tudo de sofri, e do tempo horrível e foi só sorriso, só alegria. 
IRONMAN FEITO, SONHO realizado, ao lado do meu pai e minha mãe, precisa melhorar?

Dica para os estreantes na Big Island: Minha dica para os estreantes, é curtir.
Esqueça do tempo, da cobrança, da dificuldade.

Vc já é vitorioso por estar lá, esqueça a parte de mostrar para os outros que vc é bom. 
APROVEITE O DIA, o sonho, o SEU SONHO.


THAYS!!! Fiquei chocada com o seu relato, ainda não tinha lido e com certeza veio na hora certa. Nas próximas 10 semanas para a prova pode ter certeza que vou ler esse post algumas vezes. Você é PUNK! Meu super exemplo, estou indo para Kona como você (pegando a vaga no primeiro IM) e sei que tenho muito o que aprender com todos os atletas que já participaram! E depois do baby tenho certeza que você vai voltar com tudo e vai com o papi, baby e maridão para a Big Island de novo! Beijão querida

#10semanas #ProjetoKona

Related posts

Treino extremo – recuperação extrema

by Luca Glaser
8 anos ago

Casei a minha irmã!

by Luca Glaser
10 anos ago

A cereja do bolo – último treino longo de ciclismo

by Luca Glaser
12 anos ago