Fiz SANPCHAT contando do livro ontem.
EU confesso que sou bem leiga quando o assunto é nutrição. Sei o be-a-ba e olhe lá, mesmo sendo irmã da Dra Yana. Mas como estou buscando hábitos mais saudáveis e tentando acabar com o efeito sanfona, parei na livraria um domingo desses e escolhi esse livro.
Foi uma escolha muito feliz, longe de dicas do que comer ou proibição do que comer, esse livro nos leva a uma reflexão da complexidade que é a tal da nutrição. (Irmã te admiro ainda mais!)
Ele fala dos quatro tópicos mais batidos nas dietas: GLUTEN, SAL, AÇUCAR E GORDURA.
Para não contar tudo e resumir, ele não da fórmula mágica e vai contra todo o modismo e radicalismo das dietas. Defende que “fazer dieta resulta em mais ganho de peso do que não fazer absolutamente nada.”
Que o radicalismo leva a compulsão alimentar. (sou prova viva disso) E a “receita do bolo” que ele dá, é comer na quarta dimensão.
Reservar um tempo para comer, ao invés de comer durante o tempo que você reservou para fazer outra coisa. (ai meus almoços no carro!!)
E a outra dica é em 4 jantares da semana, demorar 30 minutos para prepara-lo e 20 minutos para comer. Independente do cardápio!
E eu acredito que faz todo o sentido. Prestar atenção no que a gente consome é mais fácil de ficar saciada e não extrapolar. Porque a lição que ficou para mim desse livro é o que o autor mais bate:
Você não é o que você come, você é o quanto você come.
Boa dica para as férias!
😉