Patrocinadores que fazem a sua parte

Domingo de decisões no futebol brasileiro. Confesso que não acompanho muito o esporte, mas gosto. Gosto de ir no campo assistir jogo, mesmo não tendo a prática de fazer isto. Gosto de ouvir comentários e discussões entre torcedores rsrsrs. E hoje não teve muito como fugir das decisões. O Atlético Paranaense quase saiu na vantagem sobre o Coritiba, mas o clássico acabou no tradicional empate, 2×2. Acompanhei o final deste jogo e o final de Corinthians e São Paulo. (Confesso que acho o Pato muito e bonitinho e educado para estar no Cortinthians, mas…. brincadeiras a parte! rsrsrs)
Se pararmos para pensar o tamanho do universo que move o futebol, nós de outros esportes ficamos chocados. Mas, como uma profissional de marketing, sei que podemos tirar muitas coisas boas de cases e gestão de marca neste mercado.
Hoje, consegui dar uma parada e acompanhei alguns sites de marketing esportivo que gosto, li sobre uma campanha da Olympikus que eu achei digna de vir para o blog!
Para uma marca ser patrocinadora de um time de futebol com certeza não deve ser tarefa fácil, o planejamento deve ser punk, a ativação do patrocínio deve ser feita ao máximo aproveitando todas as oportunidades que tiverem ao alcance da marca para que ela consiga o retorno esperado do (enorme) investimento. Mas um ponto que é difícil ver ação, é o desligamento e finalização do contrato. A Olympikus fez uma ação, que eu achei super bacana e também me fez refletir, sobre a sua despedida do Flamengo.

A marca sai para dar lugar a Adidas. Nesta ação dá para perceber como há espaço de sobra para as marcas potencializarem as sua ações em gestão de patrocínios. 
E isso vale para tudo, desde patrocínios sociais, culturais, para eventos, etc.  Qualquer gestão de marca vinculada a algo fora da empresa deve ser bem trabalhada. Os patrocinadores devem explorar o que for possível do patrocinado, ligar a marca de fato com o investimento. No ponto de vista de atleta patrocinada, o trabalho não é feito somente na captação do patrocínio e com uma camiseta com a logo da marca nas competições. O patrocinado também pode ir além do que está ao seu alcance e no padrão do mercado, assim o patrocinado agrega valor ao retorno do patrocinador. 
#Marketing

Related posts

Sesc Triathlon Caiobá 2017

by Luca Glaser
8 anos ago

La Mia Cucina – cursos práticos e fáceis para encararmos a cozinha

by Luca Glaser
10 anos ago

UB515 – entrevista com LUIZA TOBAR

by Luca Glaser
10 anos ago