Acredito que todo mundo já sabe que eu tenho uma SUPER nutri que cuida de mim, (em todos os sentidos), minha irmã YANA GLASER. Pois bem, quando fui para KONA, tinha uma missão de trazer novidades e ver tudo o que tinha de diferente em termos de suplementação na gringa!
Não tive muito sucesso e acho que decepcionei um pouco a minha sis. (não entendo nada!!) MAS, salvei um pouco a minha rotina de suplementos. Eu já disse milhares de vezes aqui no blog que a nutrição salvou as minhas provas (ironman), tanto o de Floripa quanto o de Kona. Não é brincadeira, foi ela que me fez aguentar os treinos, me livrar de gripes e manter a minha recuperação ativa e estar sempre pronta para o próximo treino.
Nos meus 14 anos de triathlon nunca tinha seguido a risca uma rotina de suplementação. Mas com a minha estréia em provas longas não podia vacilar, cheguei a acabar potes de R4, BCAA que me deixaram feliz e vi que estava fazendo tudo direitinho. Assim como comer arroz e feijão todo dia enjoa, (pelo menos para mim) chegando a prova de KONA, a glutamina me dava ânsia e as cápsulas já não desciam tão fáceis. Suplemento é que nem remédio e não tinha como escapar, era fechar o olha e tampar o nariz (as vezes) e engolir!
Voltando de viagem fiquei 2 semanas sem tomar nada e com treinos leves, até que decidi me inscrever para o DASH (meio ironman) prova que acontece dia 01 de dezembro. Não é objetivo do ano, é uma prova apenas para eu estreiar na distância que eu nunca fiz! (1,9km de natação/ 90km de bike/ 21km de corrida). Os treinos nem se comparam com o de um Iron mas o volume não cai tanto como para provas mais curtas nas distâncias olímpica e sprint.
AÍ QUE ENTRA A NOVIDADE! Como os volumes continuam, a suplementação básica teve que continuar também e como estou mais light nos treinos optei por outras formas de ingestão dos suplementos “feijão com arroz”, que são: BCAA, GLUTAMINA E VITAMINA C.
BCAA – Troquei as três cápsulas que eu tomava antes por uma balinha da GNC! Como eu tomo pré treino e a balinha tem um pouco de carbo, não tem problema (isso para quem tem que perder peso como eu!).
GLUTAMINA – UI aquele pó branco que sujava meu carro todo foi substituído por capsula! Neste caso as cápsulas foram bem vindas, pq o gosto da glutamina tava me consumindo srrsrsrs. Mas diminui a dose, porque além do pó ter uma absorção mais rápida, para tomar a mesma dose teria que tomar entra 4 a 8 cápsulas…
VITAMINA C – Cápsula, efervescente ou balinha? Vou variando a cada dia! A Yana fez uma vitamina para mim manipulada que quando o bicho pega eu tomo ela, mas fiz um intensivo dela pré-Kona e o gosto já não é mais bom…. A balinha da GNC ou a cápsula são bem vindas também!
Eu não sei se vocês também tem esse problema com suplementos, mas nada como termos alternativas para continuar seguindo as recomendações e sendo feliz ao mesmo tempo, NÉ?
Mas ATENÇÃO, conversando com a YANA sobre este post ela me alertou sobre a quantidade e a variação de absorção de cada tipo, então é recomendável alternar os suplementos sob a orientação de uma NUTRICIONISTA ESPECIALIZADA EM ESPORTE! OK?
#deatletaparaatleta