Eu decidi fazer o Triathlon Olímpico de Primavera duas semanas antes da prova. Decidi pelo tempo que fiquei sem competir (minha última prova de triathlon foi em Abril) e para dar uma animada na “reta final” dos treinos para o Ironman.
Como o foco é o Ironman, sem dúvida alguma, o volume da semana se manteve. A semana foi adaptada à prova de domingo e os longos foram feitos quinta e sexta (confira aqui como foi a semana!). Sábado teve um off para tentar ir um pouco mais relaxada para a prova.
Fui bem tranquila, sem pressão e pensando apenas na qualidade do treino. Conversei com o meu técnico e ele me passou uma estratégia de prova: Nadar forte, pedalar a 32km/h confortável e fazer uma corrida consistente abaixo de 50′.
NATAÇÃO:
Me senti super bem na água, dentro do que eu tinha treinado achei que foi boa. Só não gostei muito da minha orientação…. rsrsrs Viva o Garmin que nos mostra o caminho do rato…. rsrsrsrs #projetolinhareta
Mesmo o tempo sendo um pouco alto, valeu.
GARMIN: distância: 1,57km tempo total: 23min39s
CICLISMO:
Essa parte para mim seria a prova do fogo. Queria saber se iria conseguir pedalar bem, e se os treinos estão no caminho certo. O ciclismo eu nunca consegui fazer os treinos 100% para os Ironmans do ano passado, e senti nas duas provas. Para Flórida, a maioria dos treinos durante a semana estão saindo na estrada e já da para sentir diferença!
Como saí da água em primeiro na prova feminina pedalei com um arbitro 100% e uma polícia! (tava me achando!) A primeira perna, 20km, eu fui meio que sem acompanhar o relógio. Foquei, clipei e fui embora…. Sabia que as meninas tinham um pedal forte e que iriam vir para me buscar. No retorno já vi elas perto. Para mim era fato que iriam me passar. Aí foquei e a perna começou a render mais. Os 20km finais foram mais forte que os primeiros e nada da mulherada chegar! 🙂 Cheguei na praia com a sirene da polícia!
Distância: 40,71km
Tempo: 1h14min38s
Média: 32,7km/h
CORRIDA:
Como forcei no final do ciclismo fiquei com bastante medo da corrida. Não sabia o que iria sair…. O primeiro km não conta, é emoção e não dá para sentir de fato como esta a perna, aí no segundo já fiquei meio preocupada em perder posição. Aí que a minha cabeça fez diferença, esqueci a prova e pensei na qualidade que teria que correr para não perder o dia. Eu de fato tinha que me esforçar para correr abaixo de 50′.
A corrida são 2 voltas de 5km. No primeiro retorno já vi a segunda colocada correndo leve. Ai…. mas continuei no meu pace, quando fiz o retorno da primeira volta as duas estavam ainda mais perto, mas por incrível que pareça eu melhorei e consegui aumentar meu ritmo! Fiz uma corrida com bastante qualidade, nada das meninas chegarem… na última perna faltando 2,5km vi que a prova poderia ser minha! Aí mantive o ritmo e acreditei na minha corrida.
Distância: 9,87km
Tempo: 48m29s
Média: 4’55min/km
Fazia tempo que não ganhava um aprova geral. ta certo que foi uma prova pequena e local, mas já esta valendo! Trabalhei bem o meu psicológico e a minha atitude na prova já mudou… Confiar na minha corrida, que sempre foi o meu ponto fraco foi incrível! Por esses motivos que eu sempre falo da importância da gente participar de provas, me arrependi de ficar tanto tempo sem competir (mesmo com uma maratona no meio).
Lições tiradas de uma prova:
Confie sempre: no seu técnico, na sua planilha e principalmente, EM VOCÊ!