Roupa de borracha – amiga ou inimiga?

virb0272

Roupa de borracha. Ela divide os triatletas em dois grupos: os que a amam, e os que a odeiam. E aí, qual é a sua opinião?

Quando falamos de triathlon de endurance, em 80% das provas ela é liberada. Independente da temperatura da água. Quando a prova não libera o uso da roupa de borracha já vira aquele auê. Isso para os amadores!

Bom, eu tenho certa vantagem na natação, talvez porque comecei a nadar com 8 anos (o que eu não acho tão cedo, vejo os bebês indo sem mesmo falar ‘mamãe” para  a piscina! srrs), mas mesmo tendo uma natação razoável,  é nítida a melhora que ela proporciona.

E é fato, para quem não sabe nadar, que literalmente afunda, ela ajuda ainda mais. Principalmente pela melhora na flutuação!

Quando as pessoas vêm me questionar sobre “usou ou não uso?” eu respondo: “óbvio que usa!”. Dificilmente alguém vai dizer algo contra a roupa de borracha, então eu recomendo você se acostumar e virar amigo dela! Então vai algumas dicas:

COM MANGA OU SEM MANGA?

Aí vai de você, mas custo/benefício com manga! A principal razão da roupa é a proteção da temperatura. Embutido a isso vem a questão da ajuda na performance. Vai entrar em uma água gelada sem manga pra você ver! Agora…. se você quiser ter duas, e se sentir mais a vontade “girando” o braço sem a roupa no ombro, é uma opção. Tenho vários amigos que usam sem manga.

VISTA DA MANEIRA CORRETA:

Eu sei que vestir a roupa já devia entrar como pelo menos aquecimento do treino, meu deus que sufoco. Dicas para vestir:

  1. Saco plástico: o saco ajuda a deslizar a roupa. Vista seu pé no saco e então “entre” na roupa. Puxe ela até onde der, no meio da panturrilha. Ela não precisa ficar até o pé, o importante é ela não sobrar no cós/gancho (no meio da perna), quanto mais você subir ela na panturrilha mais fácil fica de subir ela para o quadril! (e menos chances de unhadas!) Nos braços a mesma coisa, vista a sua mão com o saco e entre na roupa até onde der, para ela fica bem encaixada na axila.
  2. Vaselia/ neutrox: tanto para por quanto principalmente para tirar, a vaselina e o condicionador Neutrox são fundamentais. Eu tomo banho de condicionador na panturrilha, quadril e antebraço. No pescoço vai um tubo se puder de vaselina. A roupa pode ser a melhor do mundo, mas essa região acaba sendo pegando.

 

Com a roupa “encaixada” você vai se sentir bem melhor. O começo é sempre estranho, mas você acostuma! E vale a pena se esforçar, porque ela ajuda mesmo!

E roupa é igual a tênis, você deve amaciar! Quanto mais velha a roupa melhor, (experiência própria) ela pega a forma do seu corpo. Portanto é essencial treinar, mesmo que seja na piscina e você morra de calor. A dica para treino indoor com roupa de borracha é se hidratar muito durante o treino. 😉

Hoje eu estou com a PHANTON da AquaSphere. Ela é desenvolvida com os mínimos detalhes, toda parte da roupa tem uma tecnologia diferente, no punho, antebraço, cotovelos, lombar, panturrilha…. Eu acho que é uma das roupas mais tecnológicas que eu já vi, além de ser extremamente flexível e com partes mais finas para dar maior mobilidade nos ombros!

Para quem estiver indo para o IRONMAN BRASIL, a dica é participar do treino oficial de natação. A Aquasphere sempre tem seus modelos para teste, quem tiver interessado é só aparecer, quinta-feira na largada da prova às 10h. Confirme sua presença!

 

Related posts

Ironman Perfil – Mariana Andrade

by Luca Glaser
12 anos ago

Ironman Perfil – Frank Silvestrin

by Luca Glaser
12 anos ago

Ironman Perfil – Ariane Monticelli

by Luca Glaser
12 anos ago