Race Report – TH3 Campeonato Paranaense de Longa distância

Terceira prova do ano e o meu terceiro meio ironman. Uma distância que eu tinha um certo medo antes do IRONMAN, a acabei experimentando só depois que já tinha feito dois Irons.

Os 1.9km de natação/ 90km de ciclismo/ 21km de corrida, exigem tanto quanto o Iron (o dobro desta distância). Eu que gosto de ir em velocidade de cruzeiro e na minha zona de conforto, era um pouco contra essa distância. Mas neste último domingo mudei um pouco minha ideia e já quero ir para o sub5h que eu sei que dá!

O TH3, foi um lançamento da Federação Paranaense, valendo como Campeonato Paranaense de Longa Distância. Desde a comunicação inicial a prova já mostrava que vinha com algo diferente e para ficar. Não deu outra.

A prova aconteceu no nosso litoral, e um dos balneários que fazem a história do triathlon nacional, CAIOBÁ. Conversando com os pessoal que nunca tinha competido por aqui, era incrível como eles estavam surpresos, o final de semana realmente foi lindo, sol, céu azul, calor… Acho que estavam esperando o frio curitibano….

Quanto a organização, se tiver uma coisa para reclamar, foi só a falta de água no posto de hidratação da corrida. Mas haviam três postos em um trecho de 3.5km. O calor que pegou de verdade e com certeza o consumo aumentou. Mas isso é uma das coisas que tem que se tomar cuidado. Do resto a prova foi redondinha!

PARABÉNS TH3, que a tendência seja sempre melhorar!

Mas vamos lá falar da minha prova:

NATAÇÃO:

Fazia tempo que eu não nadava com roupa, e como não nadei na semana antes da prova, não consegui testar. Cai no sábado um pouco no mar só para sentir como seria…. Não fiquei muito animada, mas era isso ai. Se liberarem a roupa não tenha dúvida, USE-A!

No dia da prova quando olhei para o funil da largada já estava entupido, olhei para o meu técnico com cara de desespero e perguntei e agora? Ele disse: vamos pela frente! Era eu no meio dos monstros com sede de largar…. me encaixei no cantinho direito e ali fiquei…. Como era largada tudo junto, fui no lado direito, fiz a corrida aberta e cai praticamente sozinha. Mas não escapei da bagunça até a primeira boía. Só levando porrada de homem (vê se pode!!!) Achei a primeira volta bem mais difícil que a segunda. (eram duas voltas) Na segunda até consegui encaixar em um pé pelo menos uns 300m. Fiquei feliz, mas vendo meu desenho no Garmin, meu deussss, podia ter sido bem melhor!

Tempo: 30’48 (oficial da prova)

CICLISMO: 

Era onde eu queria me testar, e foi a parte da prova que eu menos gostei. O percurso foi bem bacana pois a gente não voltava para dentro da cidade, fizemos 3 voltas na Rodovia Alexandra Matinhos e voltamos direto.

Me senti bem o pedal inteiro, não quebrei, mas achei que poderia ter ido melhor. Achei que iria fluir mais…. Deu 32.5km/h de média e o tempo total 2h48min02.

VÁCUO: acho que é assunto pertinente e todos querem saber. Vou deixar a minha opinião. Não faltaram motos no percurso, tanto para controle de infração como para atendimento, acredito que foi o suficiente. Não vi grandes blocos de pelotões, mas vi bastante gente ser penalizada. Andar a 3m da bike e ir revezando e ainda chamando quem passar, isso para mim é vácuo. Tive a infelicidade de ser convidada para um bloco desses com um malicioso: “vamos!”. Não fui.

Final da prova ouvi gente reclamando da organização ai fui perguntar o que tinha dado errado, porque eu não tinha visto nada para reclamar. O cara soltou: “Ah…. esses árbitros, não sabem de nada!”

PS.: Um dia antes do evento houve um curso de arbitragem, ou seja, todos estavam muito bem instruídos. Eu ainda comentei com o meu técnico, não podíamos falhar em pequenos erros que eles iriam pegar pesado. Como tirar capacete antes da hora, desmontar depois da faixa, etc…

Só isso… minha opinião…

CORRIDA: 

Me libertei um pouco do monstro que me assusta nesta etapa da prova. Sabia que nos treinos ela tinha melhorado, mas nunca acredito que tenho corrida para fazer alguma coisa na prova. Mas domingo ela veio sútil e me deu um confiança a mais para o IRONMAN. Encaixei um ritmo na primeira volta e só perdi ele na última, quando tive um princípio de câimbra no abdómen e achei que iria ter que andar os 3km finais da prova. Mas nada como a gente controlar a cabeça, diminuir um pouco o ritmo e colocar as coisas no lugar, para voltar a ter controle sobre o corpo. Terminei a prova correndo!

Pace de 5’14, tempo total: 1h46min05. (tinha 20km e não 21km!)

RESUMO:

A prova foi bem em cima da previsão que o Fábio me deu. (meu técnico) Não poderia ter sido diferente….. E nada como competir. Quase não fiz por preguiça, mas a minha meta do ano é competir mais, e depois dessa prova eu entendi porque. Porque é muito legal! O que vale mesmo é o clima, a festa e encontrar com a galera do Brasil todo!

Ah….. a consequência foi o 2º lugar na categoria 25-29 anos e Campeã da categoria no campeonato Paranaense, com o tempo total de 5h04min55. Meu melhor meio iron, mas agora bora atrás do sub5h!

E não posso deixar de agradecer, quem me incentiva: TRACBEL, PUMA, AQUASPHERE, COMPANHIA ATHLETICA, ACADEMIA NADO LIVRE e WEBTREINO. 

Related posts

Webtreino Kids

by Luca Glaser
11 anos ago

Yurburds – os fones de ferro

by Luca Glaser
11 anos ago

#6semanas – Tudo se encaixando rumo a KONA!

by Luca Glaser
11 anos ago