Todo Mundo pode fazer um Ironman, mas nem todo mundo precisa fazer um ironman

Mês de IRONMAN deixa não só os inscritos nervosos. Mexe com todo mundo que tenha algum contato com o mundo do nada/pedala/corre. Lembro como se fosse hoje quando em 2001, desci com a minha mãe para assistir o primeiro Ironman Forianópolis. Achava aquilo tudo uma loucura, e meu discurso era: “quando eu me aposentar do triathlon eu faço essa prova. Isso lá quando tiver uns 34, 36 anos…”. Que ingênua, o bichinho do triathlon que me mordeu com apenas 9 anos, se transformou em um monstro em 2013 quando eu larguei o meu primeiro IRONMAN. Hoje a ideia de se aposentar do triathlon nem passa pela minha cabeça, e os planos com IRONMAN, ah… isso deixamos para um próximo post.

Todo Mundo pode fazer um Ironman, mas nem todo mundo precisa fazer um Ironman

Essa frase foi a frase que eu disse como dica, em um entrevista para uma revista aqui de Curitiba. E acredito que essa é uma excelente época para levantar essa bandeira.

A distância assusta, a rotina não é fácil e a logística precisa quase de um sistema para fazer dar certo e darmos conta de tudo. Mas Ironman é viável para quem tiver vontade. Se você colocar na sua cabeça: “EU QUERO”, você faz. Você se torna um homem ou uma mulher de ferro. Passará um dia vivendo a experiência de nadar 3.800m, pedalar 180km e correr uma maratona, 42km para cruzar a linha de chegada e vencer esse desafio.  E eu posso dizer, vale a pena.

Mas quando eu falo “nem todo mundo precisa fazer um ironman”, eu quero dizer que quem tem uma tatuagem da marca na panturrilha não é melhor que ninguém. Ser ironman, não te da super poderes. Ser ironman te transformará como pessoa se você respeitar esse desafio e levar a brincadeira a sério.

Se você é um iniciante, almeja fazer o primeiro triathlon, esta aprendendo a nadar. Vai com calma. Step by step. Ironman não tem que ser levado como um status social, como se fosse comprar o carro da moda. Estamos falando de desafio do corpo, da mente. Fazer um ironman sem estar em condições apropriadas, poderá te deixar com lesões, mas o pior, poderá tirar o brilho de praticar um esporte por prazer. Não deixe isso acontecer!

Sim, já vi inúmeras historias de atletas que assistiram o ironman florianopolis em um ano, e no outro ano estavam largando. Mas chuto que 60% desses casos, nunca mais largaram uma prova de triathlon.

Fica aí só uma reflexão.

E se ironman for para você um desafio, TAMO JUNTO!

 

Related posts

Retrospectiva 2013

by Luca Glaser
10 anos ago

11º Corrida Noturna Unimed – Vem aí

by Luca Glaser
9 anos ago

Road to Ironman 1/21

by Luca Glaser
8 anos ago