Treino extremo – recuperação extrema

Estou lendo o livro do filho do Nuno Cobra, e uma coisa me chamou muita atenção!

A filosofia Nuno Cobra é contra o “no pain, no gain”. Eles defendem o equilíbrio e atividade física voltada para o prazer. Fui no lançamento do livro em Curitiba e ao pedir para o Nuno Cobra Jr autografar meu livro, ele virou e disse: “você é atleta né?” Eu respondi que sim e que fazia Ironman. Ele respondeu: “Você sabe que uma hora vai ter que parar né?”. Fiquei com aquela cara de OI??? E confesso que peguei um “bodinho” dele.

Voltei para casa e demorei para pegar no livro, mas quando comecei vi que tinha muita coisa que fazia sentido e inclusive em um dos capítulos finais ele deu (finalmente) uma dica para quem faz treinamento extremo (triathlon, maratona, etc):

Só lhe dou um conselho, caso você faça um esporte extremo, seja extremo também em relação aos cuidados com o treinamento, à dosagem, às pausas, ao alongamento e às compensações necessários ao extremo desgaste. Algumas dicas que posso lhe dar são: faça uma fisioterapia preventiva, um planejamento cuidado e massagens regulares, tenha um sono de extrema qualidade e uma alimentação aos cuidados de um especialista, entre outras. 

Eu achei incrível! Ja valeu o livro.

As vezes a gente esquece dos pequenos cuidados, achamos que vamos ganhar mais dormindo menos do que descansando, reclamamos quando tem o DAY OFF, achando que é perda de tempo/treino. Adiamos a ida na nutri e não temos tempo para massagem.

Para quem, como eu, esta ainda em um ciclo de ironman, esses cuidados devem ser levados ainda mais à sério!

E aí, vamos cuidar do corpitcho de verdade?

 

LIVRO: O músculo da alma – a chave para a sabedoria corporal

Autor: Nuno Cobra Jr.

Related posts

Saldo da semana – 21/10 – Just run*

by Luca Glaser
12 anos ago

Acerte o meu tempo no Ironman Brasil

by Luca Glaser
12 anos ago

Marcelo Bronze – Um exemplo a ser seguido

by Luca Glaser
10 anos ago