Lembro como se fosse hoje a minha conversa com o Maurício Letzow, meu técnico, há um mês do meu primeiro Ironman.
Para quem me conhece, vai ficar indignado, mas minha maior preocupação era a natação. Era tudo tão novo que eu acho que fiquei cega e me preocupei com essa modalidade. Talvez por não ter treinado treinos longos nos três dias que eu treinava a modalidade, ou meramente por ser a primeira etapa do longo dia que eu iria enfrentar.
Um mês. Nessa hora que começa a correria, não são 4 semanas, são 3 semanas, a última é a semana da prova, aí esquece!
Nessa hora que você se dá conta que faltam apenas:
3 treinos longos de ciclismo; 3 treinos longos de corrida. E É ISSO.
Estou escrevendo esse texto, as borboletas no meu estômago estão eufóricas, meu olho quase lacrimeja. A insegurança do primeiro IRONMAN é constante em todos que eu largo. Cada ciclo tem uma novidade, mas cada ciclo pinta as dúvidas:
- Será que eu estou pronto?
- Será que eu treinei o suficiente?
- Será que eu vou conseguir fazer que eu treinei no dia da prova?
- Será que vai ventar?
- Será vai dar tudo certo?
Gente, é normal! Acho que a insegurança é até o charme do negócio. Na real, não vamos chamar de insegurança, vamos chamar de incerteza. Porque IRONMAN não é igual a esportes que não têm variáveis atingidas,
IRONMAN é uma prova individual onde cada atleta deve ir lá e fazer a prova da sua forma, na sua melhor forma, tendo como consequência um tempo bom, uma colocação bacana ou até mesmo a tão sonhada vaga para o Mundial. Ou simplesmente e magicamente o titulo de FINISHER.
Esse é um post para eu me acalmar e tentar acalmar quem acompanha esse blog. O ciclo da maioria dos atletas são de 20 semanas mais ou menos, essa reta final é a lapidação, últimos testes de equipamento, últimos ajustes na alimentação. A recuperação vira destaque e o cuidado com imunidade e acidentes devem ser triplicados.
Choveu? Preze pela segurança (ciclismo) e pela sua saúde.
Suplemente conforme a prescrição da sua nutricionista. (leve muito à serio isso, tem que ser CDF)
Companhias: saia fora de bad vibes! Murmuração e mimimi não vão te agregar a nada! Foca em você, nos seus treinos e na sua prova. Chega de comparações, de strava e de conversas que irão te deixar nervoso.
Evite novidades: festas, bebedeiras, comidas exóticas, viagens…… Você já abriu mão de tanta coisa, não é agora a hora de chutar o balde. “Segura as pontas” que VAI VALER A PENA! Ô se vai!
Como disse meu amigo: “Chegou a hora”.
E é isso mesmo. Maio é o nosso mês. Maio é o mês que esperamos desde maio de 2015. Vamos aproveitar cada momento.
NOS VEMOS EM FLORIPA! 😉