26º Sesc Triathlon Caiobá – Race Report

26ª edição do Sesc Triathlon Caiobá. Pelas minhas contas foi a minha 11ª participação no evento. A estréia foi em 2001, na categoria infanto-juvenil, com uma prova especial que acontecia no sábado anterior ao evento principal. Hoje, foi na categoria amador olímpico, na distância de 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

Ano passado eu defendi a participação em provas, tem muita gente que fica um tempão sem competir esperando a prova alvo. Não sou a favor dessa idéia. Sou a favor que a cada prova que nós participamos saímos mais fortes, com mais bagagem e com mais experiência para a próxima, independente do resultado. Hoje, se for pensar em resultado e colocação, não fui bem. Mas fiquei realizada de ter cruzado a linha de chegada, em uma prova que o que o me fez persistir e aguentar até o fim foram as provas que eu já participei no passado.

Foto Trisport – Romulo Cruz

NATAÇÃO:

Vindo de um ano de Ironman (2013), não estava mais acostumada com a tensão de uma largada para prova curta e com poucas pessoas na largada. A minha foi a última, amador olímpico feminino e acho que largamos em 09 meninas, uma do ladinho da outra. #tenso É  hora da prova mais demorada! srsrrs Mas o alívio da tensão quando a buzina toca e damos as primeiras braçadas é divino.

Foto @mundotri

O mar calmo da praia mansa, não estava tão calmo assim, com uma  leve correnteza fez com que a natação fosse um pouco mais “pesada” que o normal. Larguei forte até a primeira bóia, o trajeto para a segunda era o pior e era preciso nadar firme para não deixar o ritmo cair. Largamos 1 minuto atrás dos homens, e eu não sei o que aconteceu, mas passei bastante touquinhas amarelas (foi mal meninos! srsr). Na primeira volta, pela torcida, senti que já tinha aberto um certa vantagem das outras meninas, cai na água de novo para completar a distância. Continuei firme para tentar aumentar a vantagem. Saí da água super bem, pelo o que me falaram com 2 minutos de diferença.

Fique super feliz com o meu desempenho na natação, pois os treinos não estavam bem encaixados, não estava sentindo confiança. Mas deixo o meu agradecimento ao meu time que me ajuda, Técnico Fábio Bronze (vale a pena puxar no meu pé), Aqua Sphere, primeira prova da nossa parceria! E a academia Nado Livre, que me recebe sempre de portas abertas para cada treino!

CICLISMO:

Como eu saí com um certa vantagem da natação, fiz o início do pedal encaixado, sabia que as meninas chegariam com tudo. Não deu outra, no retorno dos primeiro 10km, a Natália Brotto (companheira de Webtreino) e a Vanessa Vilarinho chegaram. Fechamos os outro 30km revezando. O pedal estava com um vento chatinho, mas estava me sentindo bem. Fora a hidratação que secou, foi uma garrafinha de isotônico e uma garrafinha de água que não sobrou nem um gole!

CORRIDA:

10KM. Vencidos com a bagagem de dois Ironmans nas costas. Saí para correr já devagar, não consegui encaixar um ritmo e estava pesado para correr, o calor judiou. Não conseguia mais tomar água, mas era preciso. A vontade de parar foi enorme, meu corpo me pediu uma coisa que eu temia sentir na maratona do Iron, ANDAR. E corri os 10km mentalizando, “você já correu 42km sem andar, impossível andar em uma prova de 10km”.  Corri pensando no que vem pela frente, não parei, para fechar os 10km, contabilizar como um treino. Não parei porque venci a batalha da minha cabeça contra o meu corpo. Venci. Não venci a prova, mas venci mais uma vez a mim mesma. E com certeza é por isso que continuo nesse esporte que eu tanto amo.

No meio da corrida não me diverti tanto, nem teve espaço para #paquitagem, mas na chegada consegui colocar um sorriso no rosto e agradecer por ter completado mais uma prova de triathlon, mais um Sesc Triathlon Caiobá.  Terminei a prova em 4 lugar na categoria.

Deixo aqui a minha experiência e o meu agradecimento para quem me ajuda a viver este mundo do Triathlon intensamente: TRACBEL, PUMA, BIO POWER, AQUA SPHERE, CIA ATHLETA CURITIBA, WEBTREINO E ACADEMIA NADO LIVRE.

***Aguardem que vai ter cobertura do Diego Cagnato com foto e vídeo na Fanpage – curta aqui e acompanhe!

Related posts

RACE REPORT – Maratona de Curitiba 2019

by Luca Glaser
5 anos ago

Race Report – TH3 Campeonato Paranaense de Longa distância

by Luca Glaser
10 anos ago

Dash Triathlon 113 – Race Report

by Luca Glaser
11 anos ago