Book time será uma nova seção de posts do blog. Eu adoro ler, já li de tudo (romance, policial, história, humor) mas no momento particular, cursando pós e estando no boom da minha carreira profissional, estou dando preferência para livros técnicos de marketing, negócios, esportes como também biografias interessantes e cases de empreendedorismo, enfim tudo o que for agregar a minha carreira profissional e a consequentemente a minha vida particular.
Para começar, vou compartilhar o primeiro livro indicado no meu Máster em Marketing e Gestão de Negócios, na aula inaugural com o professor Eloi Zanetti, “A Cabeça de Steve Jobs” de Leander Kahney. O autor do livro é jornalista e acompanhou de perto toda a carreira de Steve Jobs como também todas as estratégias da marca Apple.
Eu sempre quis ler alguma biografia de Jobs, porém após a sua morte foram tantas que eu não sabia qual comprar. Fiquei satisfeita com a minha decisão, não que eu pare por aqui, acredito que eu vá comprar outras para saber ainda mais do homem que revolucionou o mundo da tecnologia.
A parte do livro que eu vou dividir com vocês é a do capítulo 4: Elitismo – Contrate apenas jogadores nota 10, demita os idiotas. Neste capítulo, além de relatar todo o procedimento de RH, e das “cabeças” que comandam cada setor da Apple, fala também da agência de publicidade proprietária da conta da Apple, chamada no capítulo “Parceiro Pugilísticos”, segundo o dicionário uma pessoa pugilista é uma pessoa que luta, ou seja, parceiros que lutam pela causa da sua empresa.
A empresa, TBWA\Chiat\Day, considerada a empresa de publicidade mais criativa do planeta. A campanha, a primeira da história! Em 1984, foi lançada a campanha “Pense Diferente” para o lançamento do Macintosh com comercial em um dos intervalos do Super Bowl.
Foi o primórdio das propagandas indiretas, no spot não apareceu o produto em momento algum, mas a mensagem foi clara: “o Mac iria libertar os oprimidos usuários de computadores da hegemonia da IBM”. Assistam:
“O comercial mudou a publicidade; o produto mudou a forma de anunciar; a tecnologia mudou o mundo” Bradley Johnson colunista da Advertising Age.
Esse foi só uma história de um capítulo do livro. Vale a pena, compre e leia mais de uma vez. #Ficaadica
E para encerrar o primeiro post Book Time, recebi um email do iTunes anunciando o aplicativo iBooks , além de baixar livro para iPad e iPhone (que eu ainda não sou adepta, gosto de pegar o livro e folhar, ainda nada de ler livro na tela rsrsr) você pode acompanhar lançamento, best-sellers e fazer pesquisas! #Maisumadica
E é claro, aproveitem estes post para compartilhar e indicar livros! Diz para mim, qual é o seu livro de cabeceira do momento?