DISCIPLINA – Consquistando novos hábitos

Confesso que esse post esta no rascunho aqui faz tempo. Primeiro porque na minha primeira tentativa eu não dei conta, eu achei que não era o momento de dividir uma coisa que eu mesma não estava conseguindo fazer.

Mas acredito que assim como eu luto por mudanças positivas no meu dia-a-dia, e por conquistar novos hábitos que me conduzam aos meus objetivos, (tanto esportivo, como profissional) muitos de vocês também estão nessa busca. E quanto antes tentarmos e mudarmos antes teremos nossos resultados, e menor será frustração com a procrastinação. (esse assunto já teve um post com bastante repercussão, acredito que é um mal que afeta muitos, REVEJA!)

Outro ponto que me motivou a de fato escrever e publicar este post foi um texto sobre MOTIVAÇÃO x DISCIPLINA. Que eu achei fundamental dar a devida importância para a Disciplina e não tanto para a motivação,  esse é o caminho para aceitarmos as mudanças e conquistar o novo hábito.

Quando falamos de novos hábitos acho que a lista é gigantesca! Mas para nós atletas, temos alguns que devem ser os mesmos: a tal da reeducação alimentar e os hábitos alimentares saudáveis, e o hábito da pratica da atividade física, para os atletas, o treinamento intenso na rotina de um profissional do mercado.

Acordar antes do sol nascer, parar de comer o macarrão delicia a noite e acrescentar muito verde no prato. Parar de esquecer de tomar a glutamina a noite, bem como a vitamina C e os suplementos pós treino casca grossa. Tudo isso é hábito!

O texto que eu me referi acima achei muito sábio e oportuno, não descarto a motivação mas dar mais importância para a disciplina com certeza irá fazer você ter mais sucesso nas realizações das pequenas novas mudanças!

A distância entre o sonho e a realidade é a disciplina. ” Bernardinho 

Os novos hábitos que eu estou trabalhando:

  1. REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Quem me conhece um pouquinho e acompanha o Blog sabe um pouco da dificuldade em perder peso. E gente, eu amo comer. Tenho ataques compulsivos e tem dias que comeria um mercado inteiro. O que eu estou aprendendo e me esforçando muito é mudar primeiro a minha cabeça de gorda. Quem nunca almoça já pensando na sobremesa, no jantar e até no café da manhã do dia seguinte? Trocar bolachas por frutas, sanduíche no jantar por um grelhado com folhas. Tudo faz parte de um processo. E é por isso que  a nossa mente que tem que te ajudar. Na hora da vontade de comer uma caixa de bis, pensar na corrida do dia seguinte e como isso vai me prejudicar. Aí é hora de comer um fruta e pensar no bem estar que ela proporciona, diferente das gordices que são só momentâneas. SENTIR-SE BEM é o objetivo principal, a  consequência será a mudança do corpo e do número da balança. (assim espero).

2. ÁGUA MORNA COM LIMÃO

Quem já recebeu de indicação do médico tomar água com limão em jejum? Pois então. Isso ajuda a imunidade e equilibra o pH do corpo. Minha ginecologista sempre indicou e eu nunca dei muito bola, a nutri também! Além de receber os benefícios dessa nova rotina, esse simples ato de preparar a água morna com o limão ja me faz acordar um pouco mais e me da tempo de raciocinar e não me emocionar e devorar a primeira coisa que estiver na minha frente (sempre tem um bolo de fácil acesso na bancada, por mais que seja fit, não dá né?!), aí eu já penso no que vai ser melhor e preparo ou minha tapioca com mel ou bananinha no microondas!

3. ABRINDO HORIZONTES

Eu nunca comia salada. Quando eu era pequena (ainda sou tá? #sqn) era só ervilha na manteiga e couveflor- com molho branco gratinada. Hoje estou super me esforçando para comer folhas, salada mesmo! No almoço como com feijão, e a noite estou testando molhos que me ajudem! Como é um processo, não vou de um dia para o outro comer folha só com azeite e limão. Preciso de um queijinho, um balsâmico reduzido ou até um molho gordinho. Daqui a pouco sei que vou estar mais “acostumada” e logo vou estar comendo alface como se fosse nhoque! (meu prato italiano preferido).

4. ACORDANDO CEDO

Eu sou da turma URSO, por mim hibernaria alguns dias. Mas como a vida é curta e o dia é muito melhor quando ele é mais longo me esforço para realizar o primeiro treino já pela manhã. Mas ó, tem dias que não dá. Pode ser o frio, a chuva, o despertador que eu desligo sem mesmo lembrar como, ou por pura falta de motivação disciplina de levantar e ir na inércia. O importante é ir a primeira vez, aí você já vai lembrar de como é bom! E de fato não adianta só motivação a disciplina que vai nos tirar da cama!

5. NOTES

Eu sou super visual, anoto tudo amo Post-it, grifa texto e a sou cheia de caneta por tudo. Ja fiz cartaz no quarto com motivação, já programei avisos no celular, já usei pulseira motivacional (#noexcuses) acho que isso tudo é válido! As estratégias são enumeras, a minha da vez é um COUNTDOWN no espelho do banheiro! Com um batom que eu não uso anoto quantos dias faltam para a próxima prova, quantos dias já estou conseguindo me controlar na comilança e quantos dias que eu jaquei.

Estamos assim:

-3 – os dias de jaca, coloco como negativo porque foram menos 3 dias para atingir o meus objetivos

11 – dias que eu consegui comer direito!

8 dias para a próxima prova – HERÓIS DO TRIATHLON INSANO! #FERROU

E sempre quando eu acordo, antes mesmo da água com limão, eu atualizo a minha contabilidade hihi. É uma boa estratégia, após marcar mais um dia positivo de sucesso a probabilidade de descer e não matar o bolo, a bolacha ou comer um bisnaguinha com Nutella diminui muito!

Sou muito louca ou vocês também fazem umas coisas parecidas?

Conta!!! Tipo o que? dorme com a roupa do treino? Coloca alarme no celular  para lembrar de tomar água? Liga para amiga quando dá aquela vontade de comer um brigadeiro?

Só digo uma coisa #TAMOJUNTO.

Related posts

Meu Amor – Rio de Janeiro

by Luca Glaser
12 anos ago

IRONMAN FLORIANÓPOLIS POR FÁBIO BRONZE

by Luca Glaser
10 anos ago

Ironman Brasil 2014

by Luca Glaser
12 anos ago