Sim, são dois Mundos bem distintos, porém eles têm muita coisa parecida.
Como estou entrando no Mundo da Maternidade, tendo uma experiência de 4 anos no Mundo do Ironman, com 7 provas feitas, refleti muito nas particularidade em comum desses dois Mundos.
Não, ainda não sou mãe, a Maya esta se desenvolvendo e ainda estamos na 16 semana. Porém já venho lendo muito sobre o assunto a observando o mundo a minha volta. Tive uma escola com o nascimento da minha sobrinha, que completou um mês agora e tenho várias amigas que já estão com neném e até esperando o segundo.
Pois bem, o principal ponto que eu me convenci é que a gravidez é igual treinamento para um Ironman. A minha principal dica para quem vai fazer a prova pela primeira vez, é confiar no técnico e não se comparar com os amigos que treinam em outra assessoria. Quem nunca se sentiu mal quando viu um amigo pedalando 180km e você fazendo “apenas” 130km?? É de se desesperar….
Nessa hora você precisa estar bem alinhado com o seu técnico e acreditar no trabalho que esta sendo feito. Caso contrário você enlouquece.
Pelo o que eu estou vendo, a maternidade é bem por aí. Tem inúmeros métodos, jeitos de criar e fórmulas. Tem a mulher que enjoa, a mulher que vomita, tem a que não sente nada, tem a que engorda e a que fica fit a gravidez inteira. Tem o médico que defende o parto humanizado, o que vai te levar para a cesária e o que vai te ajudar a se preparar para o parto normal. No fim? Todos os nenéns nascem, as mães sobrevivem e mesmo com choros, cólicas, noites mal dormidas, elas falam que um filho é a melhor coisa do Mundo.
Assim como Ironman, maternidade não tem espaço para comparação. Cada história de mãe e filho é uma. Também não adianta criar expectativas, você pode estar preparado para fazer uma prova sub10h, assim como pode achar que seu filho não vai dar trabalho e não vai chorar. Aí vem uma câimbra no meio da maratona ou uma cólica no meio da madrugada…… Isso não quer dizer que o sonho acabou, apenas é um desafio no percurso.
E no fim, todos cruzam a linha de chegada (óbvio que tem algumas exceções) e todos os nenéns crescem com saúde e o amor de mãe só aumenta.
A jornada pode parecer mais longa em alguns momentos, mas vai valer a pena!
Acredito que tanto para os atletas como para as mamães a palavra de sucesso é: PACIÊNCIA!