Não seja um triatleta frustrado

O triathlon é um esporte intenso. E já que estamos na semana dos dias dos namorados, porque não comparar a uma paixão? O triathleta geralmente começa com aquele fogo todo, quer treinar três vezes ao dia, planilha 100%, compra todos os equipamentos e mais um pouco. Ai faz a primeira prova, geralmente um short vai super bem e já começa a pensar grande.

Convive com atletas de mais de 10 anos no esporte e já se compara a eles. Aí se inscreve para uma prova mais longa, vem a primeira lesão e o negócio começa a desandar….

Esses casos são reais e vejo vários perto de mim, por isso levantei alguns tópicos para ajudar a manter a paixão aquecida pelo triathlon e não vender a bike com frustração….

1. NÃO VÁ COM MUITA SEDE AO POTE

Tudo bem, você pode ter todo o dinheiro e facilidades do Mundo, mas se segure nesse início! Você esta começando e nem sabe se é isso mesmo que você gosta, a maioria dos iniciantes fazem uma ou duas provas e já param. Compre um material bacana para te motivar nos treinos, mas somente o necessário.

2. PLANEJAMENTO É TUDO

Não saia se escrevendo em todas as provas que te convidarem, planejamento é tudo! Faça a primeira e depois programe-se para a segunda e assim consecutivamente, até você ter a certeza que triathlon é sim a sua paixão. Confesso que eu também tenho vontade de fazer todas, ainda mais agora que é uma mais legal que a outra. MAS CALMA!

3. NÃO SEJA UM LEÃO DE TREINO

Óbvio que você vai estar treinando com um técnico especializado e não por conta. (se ainda não esta, trate de achar um!) Mas o que vale é seguir a risca as orientações. Treino não é competição, seus amigos não são seus adversários. Respeite o treino e a sua prova vai ser muito melhor que o seu treino, diferente do que acontece com os leões, que socam em todos os treinos e quebram na prova! Além de diminuir os riscos de lesão. Obedecendo as zonas de intensidade e sem fazer todo treino pancadaria seu corpo fica mais “protegido” das chatas lesões que pegam muitos atletas.

Acho que essas três dicas são a principais, para os experientes eu só tenho uma:

4. TENHA SEMPRE UMA RESERVA 

As inscrições abrem do nada e terminam ainda mais rápido. Para não ficar fora dos principais eventos (ironman e challenge) fica a dica! Capricha no cofrinho hihihi.

Related posts

Saldo de uma viagem pelo esporte – Kona 2013

by Luca Glaser
11 anos ago

Final de semana de treinos (3)

by Luca Glaser
12 anos ago

#tridicas Quando não dá vontade de treinar…

by Luca Glaser
8 anos ago