Que venha o polimento!

Fechei a última semana do ciclo de treinamento (longo) para o ironman Brasil neste domingo. Ainda temos duas semanas para a grande festa, porém essas duas semanas são denominadas como o famoso POLIMENTO. 

Polimento é o período pré-prova onde o volume e a intensidade dos treinos diminuem. Para cada distância e cada objetivo o polimento é orientado de uma maneira diferente. Para uma prova como o Ironman, o polimento é um pouco mais longo e extremamente fundamental, muitas pessoas têm me orientado e alertado para a importância de fazer um polimento bem feito e chegar “no ponto” no dia 26. 
Para começar esta fase, nada melhor que uma boa semana de treinos para dar confiança e tranquilidade. E foi o que (por sorte) aconteceu comigo. Fiz três treinos que me deram confiança essa semana. 

Último longo de corrida: 
Quarta-feira tinha o último longo de corrida,  já diminuindo a distância. O treino foi de 24km, feito de madrugada (5h15AM) e com o frio de Curitiba! Fiz uma média de 5’27/km terminando bem e confortável. Senti um incômodo nas articulações no final, mas não foi nada de mais além do frio. Créditos ao André Gusso  e Adriano Merigli, mais uma vez!
Para vocês não acharem que é frescura. Olha a geada que acompanhou até o fim do treino! 
Natação, treino longo com roupa de borracha:
Neste mês, todas as sextas-feiras têm treino com roupa de borracha para acostumarmos com o dia da prova. Minha natação era algo que me deixava desconfiada, meu volume de treino caiu muito devida a falta de tempo, porém como dizem, a base da vida também conta rsrsrs. O Fábio Bronze, meu técnico de natação soube conduzir bem o pouco treino que faço, retomando a consistência do meu nado. Sexta teve 2.000m de aquecimento e 1.000m ritmo de prova. Me animei um pouco e passei do ritmo de prova, mas fechei os 1.000m para 13’30”! O objetivo é sair inteira da água no Ironman, nadar confortável. Acho que vai dar! 😉
Nadando o aquecimento com o Maurício Letzow! 
Longo de ciclismo para fechar o ciclo:
E para fechar a semana, me tranquilizar e iniciar o polimento, nada melhor que fazer o último longo bem feito. Foram 135km, feitos na BR277. Por incrível que pareça os “grandões” da equipe estavam mais tranquilos e consegui fechar o treino com os meninos! 🙂
Ganhei elogio do Fábio Bronze e ainda por cima posso dizer que puxei o pelotão HÁ! Me aguentem… rsrsrsrs 
Mas…. Polimento não significa repouso. A rotina dos treinos continuam, porém as distâncias caem. O importante é cuidar do sono, da recuperação pós-treino e é claro, da alimentação. Diminuir a carga de treinos é uma boa cilada para engordar. Vou conversar com a Yana Glaser (nutricionista esportiva) para pegar algumas orientações para essas duas semanas específicas. E é claro, semana que vem tem o meu retorno e o resultado das metas ( se foram atingidas ou não) e pegar o Plano de Alimentação para o Ironman. Pode deixar que vou contar tudinho! 

#Táchegando

Related posts

TRACBEL entre as melhores de Minas Gerais

by Luca Glaser
11 anos ago

Rotina de uma profissional, atleta (e estudante)

by Luca Glaser
12 anos ago

Porta Medalhas inova, conheça o Porta Coleiras!

by Luca Glaser
12 anos ago