Fechei a última semana do ciclo de treinamento (longo) para o ironman Brasil neste domingo. Ainda temos duas semanas para a grande festa, porém essas duas semanas são denominadas como o famoso POLIMENTO. 

Polimento é o período pré-prova onde o volume e a intensidade dos treinos diminuem. Para cada distância e cada objetivo o polimento é orientado de uma maneira diferente. Para uma prova como o Ironman, o polimento é um pouco mais longo e extremamente fundamental, muitas pessoas têm me orientado e alertado para a importância de fazer um polimento bem feito e chegar “no ponto” no dia 26. 
Para começar esta fase, nada melhor que uma boa semana de treinos para dar confiança e tranquilidade. E foi o que (por sorte) aconteceu comigo. Fiz três treinos que me deram confiança essa semana. 

Último longo de corrida: 
Quarta-feira tinha o último longo de corrida,  já diminuindo a distância. O treino foi de 24km, feito de madrugada (5h15AM) e com o frio de Curitiba! Fiz uma média de 5’27/km terminando bem e confortável. Senti um incômodo nas articulações no final, mas não foi nada de mais além do frio. Créditos ao André Gusso  e Adriano Merigli, mais uma vez!
Para vocês não acharem que é frescura. Olha a geada que acompanhou até o fim do treino! 
Natação, treino longo com roupa de borracha:
Neste mês, todas as sextas-feiras têm treino com roupa de borracha para acostumarmos com o dia da prova. Minha natação era algo que me deixava desconfiada, meu volume de treino caiu muito devida a falta de tempo, porém como dizem, a base da vida também conta rsrsrs. O Fábio Bronze, meu técnico de natação soube conduzir bem o pouco treino que faço, retomando a consistência do meu nado. Sexta teve 2.000m de aquecimento e 1.000m ritmo de prova. Me animei um pouco e passei do ritmo de prova, mas fechei os 1.000m para 13’30”! O objetivo é sair inteira da água no Ironman, nadar confortável. Acho que vai dar! 😉
Nadando o aquecimento com o Maurício Letzow! 
Longo de ciclismo para fechar o ciclo:
E para fechar a semana, me tranquilizar e iniciar o polimento, nada melhor que fazer o último longo bem feito. Foram 135km, feitos na BR277. Por incrível que pareça os “grandões” da equipe estavam mais tranquilos e consegui fechar o treino com os meninos! 🙂
Ganhei elogio do Fábio Bronze e ainda por cima posso dizer que puxei o pelotão HÁ! Me aguentem… rsrsrsrs 
Mas…. Polimento não significa repouso. A rotina dos treinos continuam, porém as distâncias caem. O importante é cuidar do sono, da recuperação pós-treino e é claro, da alimentação. Diminuir a carga de treinos é uma boa cilada para engordar. Vou conversar com a Yana Glaser (nutricionista esportiva) para pegar algumas orientações para essas duas semanas específicas. E é claro, semana que vem tem o meu retorno e o resultado das metas ( se foram atingidas ou não) e pegar o Plano de Alimentação para o Ironman. Pode deixar que vou contar tudinho! 

#Táchegando