Não seja um triatleta frustrado
O triathlon é um esporte intenso. E já que estamos na semana dos dias dos namorados, porque não comparar a uma paixão? O triathleta geralmente começa com aquele fogo todo, quer treinar três vezes ao dia, planilha 100%, compra todos os equipamentos e mais um pouco. Ai faz a primeira prova, geralmente um short vai super bem e já começa a pensar grande.
Convive com atletas de mais de 10 anos no esporte e já se compara a eles. Aí se inscreve para uma prova mais longa, vem a primeira lesão e o negócio começa a desandar….
Esses casos são reais e vejo vários perto de mim, por isso levantei alguns tópicos para ajudar a manter a paixão aquecida pelo triathlon e não vender a bike com frustração….
1. NÃO VÁ COM MUITA SEDE AO POTE
Tudo bem, você pode ter todo o dinheiro e facilidades do Mundo, mas se segure nesse início! Você esta começando e nem sabe se é isso mesmo que você gosta, a maioria dos iniciantes fazem uma ou duas provas e já param. Compre um material bacana para te motivar nos treinos, mas somente o necessário.
2. PLANEJAMENTO É TUDO
Não saia se escrevendo em todas as provas que te convidarem, planejamento é tudo! Faça a primeira e depois programe-se para a segunda e assim consecutivamente, até você ter a certeza que triathlon é sim a sua paixão. Confesso que eu também tenho vontade de fazer todas, ainda mais agora que é uma mais legal que a outra. MAS CALMA!
3. NÃO SEJA UM LEÃO DE TREINO
Óbvio que você vai estar treinando com um técnico especializado e não por conta. (se ainda não esta, trate de achar um!) Mas o que vale é seguir a risca as orientações. Treino não é competição, seus amigos não são seus adversários. Respeite o treino e a sua prova vai ser muito melhor que o seu treino, diferente do que acontece com os leões, que socam em todos os treinos e quebram na prova! Além de diminuir os riscos de lesão. Obedecendo as zonas de intensidade e sem fazer todo treino pancadaria seu corpo fica mais “protegido” das chatas lesões que pegam muitos atletas.
Acho que essas três dicas são a principais, para os experientes eu só tenho uma:
4. TENHA SEMPRE UMA RESERVA
As inscrições abrem do nada e terminam ainda mais rápido. Para não ficar fora dos principais eventos (ironman e challenge) fica a dica! Capricha no cofrinho hihihi.
Luca Glaser
Related Posts
12 Comments
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Bah, Luca..não tens ideia do que esse texto me orientou!!!! Tomei uma grande decisão lendo ele. Obrigada. Tô sempre na torcida. bjks
Que legal saber disso Deyse, já valeu o post! Beijos e bons treinos 😉
Esse texto me inspirou e muito…não vou nem tentar brincar de triatleta. Obrigado Luca!
Gabriel! Pode brincar sim!!! O triathlon é muito bom, só precisa ter cuidado 😉
Muito bom Luca! Pratico corrida e estou namorando com o triathlon e sempre da vontade de comprar a melhor bike, melhor capacete e etc….mas como vc disse a cautela é importante.
Parabéns pelo texto!!
Boa Flavio! Seja super bem vindo a comunidade triatlética! srsrrs
Luca,
Massa o texto. Voltei do meu primeiro período sabático (06 meses), após quase 10 anos de triathlon.
A ideia é estar sempre competindo, mas sem stress!
Parabéns,
Flávio
Boa!!! Esse período sabático é suuuuper importante!!!
Lesionado (presente) 🙁
mas logo passa e a próxima prova já dia 28/06 🙂
Amo esse esporte e me identifiquei muito com seu texto, principalmente para não se comparar a atletas que já praticam o esporte a mais de dez anos…
TOP!!!
um passo de cada vez e você vai chegar nos seus 10 anos Lucas!!! Bons treinos!
[…] RJ no dia do Iron. Pensei muito e quase fiz minha inscrição, mas aí dei de cara com esse post da Luca Glaser que me fez pensar muito. Não adianta eu me atirar na prova sem estar treinada o suficiente, me […]