Fuja da procrastinação!
Eis que eu estou nessa de novo. 35 dias após o Ironman Brasil 2015, corri 40′ na esteira, 10km/h com o coração na boca e achando que não iria fechar o tempo estipulado.
Esse realmente não era o plano, mas estar sem objetivo e ser pega por uma tosse com direito a antibiótico, me levou a ficar nesse estado. O frio ajuda a aumentar o peso na balança e a diminuir a vontade de sair cedo da coberta e colocar as roupas geladas de treino.
Mas o primeiro passo precisa ser dado. Objetivos devem ser traçados, caso contrário a bola de neve só aumenta e quando você vê, já está mais um mês parada.
Aí você pensa que já ficou uma semana sem treinar, mais um dia não tem problema. Você começa a engordar e ficar fora de forma e deixa de ir treinar por achar que não vai acompanhar o grupo. É assim ou não?
Eu dei um basta este final de semana. Ainda tomando remédio, optei por treinos indoor. Ontem uma aula de spinning na Companhia e hoje 40′ na esteira.
Sim, me sinto péssima. Dói, é difícil e dá preguiça. Você lembra dos treinos longos para o Ironman a pouco tempo atrás e agora correr 40′ na esteira vira uma eternidade. Como pode?
Com esse cenário só fiquei mais confiante da importância da disciplina e rotina. Desculpas não faltam para deixarmos os treinos e o cuidado com o corpo para depois. Mas é importante estarmos ciente dos nossos objetivos e do que nos move.
E a procrastinação é o nosso maior mal.
Procrastinar: deixar para outro dia, ou deixar para depois.
Já estou pensando em próximas provas para não continuar nessa vida sem meta. Alguma opções para já:
- 02/08 Short ou olímpico de inverno da TRIATIVA (mas acho que não dá tempo pelo o estado que eu estou! hhihi)
- 16/08 Meia Maratona de Curitiba
- 20/09 Triathlon Insano Guaratuba – PR (1,5km | 60km | 16km)
E posso falar mais? Nessa fase que damos valor as pessoas que nos incentivam! Ter companheiros de treino, equipe com treinos coletivos e motivos para você ir treinar ajudam ainda mais!
Eu aceito ajuda, então podem comentar dicas de como se motivar para treinar nessas “fases ruins”! #peloamor
O meu primeiro passo foi dado nesse final de semana, e que essa fase vá ficando para trás conforme eu vá evoluindo!
Luca Glaser
Related Posts
9 Comments
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Oi Luca!!! Nos treinamentos tento focar em um amigo de treino do mesmo nível ou de nível superior. Tipo uma competição entre amigos. Espero ter ajudado. Bons treinos. Bjs.
Roberto boa dica!!!! Obrigada e ótimos treinos!!
oi, luca!
não sou profissional e não vou às provas para competir, mas uma coisa aconteceu por aqui que me afastou dos treinos e me deixou chateada. hoje tive uma experiência muito legal que vou usar para me motivar. vou dividi-la com vc.
há umas 3 semanas estava correndo super, treinando loucamente para a meia maratona do rj (a que acontece dentro da maratona), em 26 de julho. meu objetivo era fazer sub 1h50min, e para isso estava treinando bastante velocidade. acho que levei tudo muito a sério (ainda mais para quem não vive disso) e exagerei, e uma dorzinha chata que estava sentindo no joelho e na virilha esquerdos me deixou sem treinar — doía demais, e eu não tinha forças para tentar nem trotezinhos na esteira.
fiquei 2 semanas sem correr… não queria ir ao médico e resolvi aquietar para esperar a dor passar, o que só aconteceu agora (mas daí sim, fui ao médico, fiz exames, nada muito grave, graças).
essa semana voltei aos treinos, mas pegando leve. sem treinos da loka dos tiros, apenas rodagens… mas me arrastando, também porque aqui em sp está muito frio, e eu detesto treinar no frio…
aí hoje aconteceu uma coisa muito legal: fui acompanhar uma amiga em uma prova da O2, lá no pacaembu. se não fosse por ela, não teria acordado às 5 da manhã nesse p* frio para correr 5 quilômetros. ainda mais numa prova da O2, que é tão cheia que fica impossível “dar o máximo de si”.
fui, encontrei minha amiga, corremos, foi ótimo!
fiquei feliz de ter levantado e passado frio com ela, e, por não estar preocupada com tempos nem nada, apenas em passar esse momento com ela, me diverti e achei correr bem gostoso.
por isso me senti motivada para acordar amanhã e fazer minha rodagem de 14 km, que deixei de fazer no sábado.
enfim, acho que ter companhia é legal, ou fazer algo por alguém. tipo: dar forças pra algum amigo em treinos ou provas, acompanhar, ou mesmo pedir a algum amigo que te acompanhe.
talvez buscar um desafio “não tão desafiador”, também… algo a curto prazo, que te motive mais pelo prazer do processo do que pelo resultado final, em si.
isso é o que tenho a dizer! e ah! tente não se culpar. já passou. olha pra frente.
boa sorte, estarei acompanhando.
boa semana, melhoras e um abraço,
Nossa adorei!!! É bem por aí mesmo, tirando toda a cobrança e curtindo o esporte as coisas fluem bem mais né?
Super obrigada por compartilhar a sua história Ju! Amei! ÓTIMOS TREINOS e me dê noticias da meia maratona!
Beijão!
Oi, Luca!
Te dou as notícias da Meia, e aproveito para te convidar para conhecer meu site, o Microclima. Coloco ali textos sobre yoga, corrida, e diálogos internos de gente doida. rsrs. O endereço é: http://julianaamato.com, e o link pro texto da Meia: http://julianaamato.com/com-atraso-com-afeto/
Espero que goste, bons treinos e um beijo!
OI Ju!!! uau adorei o seu relato!!!!! è isso ai o nosso caso de amor e ódio! srsrsrs
Bora pra proxima!!!
Oi Luca, adoro o que escreve!
Bom, acredito que pra se motivar tens que treinar pelo menos um pouco por dia, assim voltando a ser hábito pela consistência e repetição. Manter o sorriso no rosto e boas cias são quase indispensáveis.
Procurar acordar já em alta performance é muito bom. Já levante meditando mesmo na cama sentada e dando gargalhadas ao levantar. Mesmo que “falsas”, rir enganam o cérebro e lhe energizam mais. E por aí vai…
Como assim não pode fazer um Sprint ou Olímpico em agoto? Positividade é o que há… preparo você tem, e em um mês pode dar aquele shape que gosta 😉
Sucesso e Paz!
Vou treinar isso!!! Acordar e dar risada. Gostei deve funcionar mesmo!!!
Adorei a sua “vibe” obrigada Clayton e ótimos treinos!
Aproveitando o assunto, a quem interessar, um teste para identificar seu tipo de procrastinador:
http://www.playbuzz.com/sidartal10/que-tipo-de-procrastinador-voc
É baseado no livro de uma psicóloga chamada Linda Sapadin (“It’s About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them”, Penguin Books, 1997).