Quando você faz uma maratona (42km) pela primeira vez, as incertezas são infinitas…. Não adianta todo mundo te falar planos de prova, dar dicas de alimentação e ritmo. Vai ser você com o que você treinou, com a sua cabeça, que vai  vencer esses 42km.

Você larga descansado, polido, hidratado e alimentado, mas no km6 você já começa a pensar no plano de prova, se alimentar não porque está com fome, mas porque tem mais 36 km pela frente. Você continua, chegando na metade do percurso (a famosa meia maratona ou 21km) seu corpo ainda responde e se tudo continuar do jeito que está, você vai bater o tempo pretendido, com folga. Mas é aí que começa a prova…. Dos 21km para frente… E fazer uma maratona negativa (o segundo 21km mais forte que o primeiro) é coisa rara!

Estou na minha 21ª semana de gestação. a alegria de concluir a meia maratona inteira se assemelha a minha sensação de chegar até aqui muito bem. Não tive enjoo nenhum, não passei mal, não tenho nenhuma queixa para dar. Muitas vezes olhava para a minha barriga e me questionava se realmente tinha alguma coisinha aqui dentro. Mas sei que a brincadeira vai começar mesmo agora….

A barriga já não dá para disfarçar como antes e hoje ao chegar em casa com a calça jeans aberta, aceitei que vou ter que aposenta-la por um tempo. A flacidez, as celulites que brotam, os seios exuberantes que se espalham no sutiã 2 números maior, marcam a transformação do meu corpo. Agora cada dia é uma novidade, assim como cada km temos uma sensação diferente na corrida.

E assim como um atleta busca informação sobre a prova que vai participar, eu estou sedenta por conteúdo de maternidade. Estou terminando meu segundo livro e essas semana vou em duas palestras sobre o tema. Uma sobre parto e outra sobre crianção de filhos. (Não sei o que assusta mais).

Mas de nada adianta, cada atleta tem a sua experiência, o seu momento. E pelo visto é assim com a maternidade. Com certeza as 21ª seguintes vão ser mais difíceis, a barriga vai crescer, as coisas vão ficar mais lentas e o grande dia vai se aproximar. Acredito que o segredo é nós estarmos bem com nós mesmas e criarmos “um plano” para seguir, mas sempre com a  opção do plano B, C, D….

Afinal não é porque sua companheira de treino fez a primeira maratona sub4h que você também vai fazer, assim também não quer dizer que a sua melhor amiga pagou os pecados no final da gestação que para você também será tão difícil. O segredo é um km por vez, ou no meu caso atual, um dia de cada vez!

Ansiosa para contar sobre o desfecho dessa minha maratona, mas ainda faltam 21 semanas (ou menos!)

VEM MAYA!