RACE REPORT – IRONMAN 70.3 PÚCON
Eu sempre tento não criar muita expectativa (o que é muito difícil), tentei fazer isso para o Ironman 70.3 Púcon. Foi uma tarefa um pouco mais difícil, pensa uma prova que todos me falaram muito bem. Não escutei e nem li nada que falasse mal da prova. Sim, uma prova difícil, mas ninguém frisava muito isso, só me animavam para uma experiência única, que todos que já participaram “enchiam a boca” para falar e dava para ver o brilho nos olhos.
Esse post é esécifico da prova, o famoso RACE REPORT, então vamos ao que me interessa, pq essa prova superou todas as minhas expectativas!
PRÉ-PROVA:
Acho justo colocar essa parte, porque já faz parte da prova. Como a cidade é pequena, vai todo mundo andando para a transição, não tem como fugir daquela caminhada nervosa, um silêncio misto de nervosismo e concentração. (mas que no fundo, bem no fundo é uma delícia).
A Transição da prova é gigante, (isso que diminuiram esse ano, antes era 1km) Não tivemos acesso as sacolas na manhã da prova, eu particularmente acho bom, menos uma coisa para fazer! Foi só ajeitar a bike, deixar as squeezes, arrumar a sapatilha e deixar a sacola das roupas extras na tenda. Depois partir para o curral….
NATAÇÃO:
Destaque para a largada, largada a cada 5 segundos (acho que era isso – muito rápido) de três em três atletas. Formamos três filas paralelas, que andavam muito rápido após a primeira largada. Também tinha uma divisão por tempo: Natação de 20′ a 30′ – de 30′ a 40′ – acima de 40′ (tbm não me lembro direito, mas acho que era isso..).
Já fiquei tensa, e agora onde largar? Eu nao tenho noção de tempo de natação para meio ironman…. mas larguei no meio do primeiro grupo (entre 20′ e 30′). Acertei!
A natação é considerada bem gelada e na correria dos dias anteriores, não consegui cair no lago. #cagada. O que eu fiz? fui preparada para um freezer…Na duvida é sempre melhor esperar pelo pior….
A areia já estava um gelo, mas quando chegou a minha vez e larguei com os dois atletas que estavam do meu lado, dei a primeira golfinhada e UFA, não era para tanto…. Foram 10 braçadas mais afoitas, e depois já estava achando a água uma delicia.
A natação era um M, igual ao Ironman Florianópolis. E todas as bóias estavam ligadas com uma corda, quando eu percebi, colei nela e desisti das bolhas (achei que iria me dar bem, pelo estilo de largada, mas não confiei na orientação dos homens e preferi fazer a minha prova).
A natação deu a mais para todos os atletas que conversei, no meu relógio marcou 2.105m
TEMPO GARMIN: 31’26
TEMPO OFICIAL: 32’02
T1:
A transição também vale ser ressaltada, afinal, somadas elas consumiram 8’14 da minha prova. E eu juro que não me enrolei!
A T1 é geralmente mais rápida, guardar as coisas da natação (touca, óculos e roupa de borracha), colocar o óculos, capacete, número de peito (tinha que pedalar com ele) e pegar a bike.
Na Transição não tinha tenda de troca, era todo mundo junto num espaço cheio de cadeiras.Os 400m de corrida na transição, doeram o pé, mesmo com o tapete da organização, não via a hora de subir na bike! rsrsrs
#partiupedal
TEMPO T1: 3’46
CICLISMO:
Eu tenho que deixar registrado o meu muito obrigada para o Bruno e Waguinho (da mundo tri) que me alertaram para o percurso da Bike. O Bruno deu detalhes dos 90km da bike, onde ia estar vento a favor, onde seria dificil e onde podia socar a bota. E na largada encontrei com o Waguinho que frisou: “os primeiros 12km são bem chatos, tem que ter paciência, mas depois vai embora”.
DITO E FEITO. O começo do pedal é aquele que você chega a olhar o pneu para ver se não esta furado…Ai foquei nos 12km e depois disso desenvolveu….
Era uma volta de 90km que passou rapido, relativamente. O percurso não era tão duro, ficou mais plano que nos outros anos, pelo o que falaram, mas para fácil, tem que entrar na fila.
Muita gente gosta de saber, SIM, tinham grandes pelotões, mas também tinha bastante juíz. E a cara de pau, igual dos brasileiros em florianópolis. Tinha tenda de penalização, mas não vi muito mecânico, como também não vi nenhum atleta com penu furado. (o meu tbm não furou #IUPIII)
TEMPO GARMIN: 2H53’25
TEMPO OFICIAL: 2H53’51
MÉDIA: 31.6KM/H
T2:
Da-lhe pé descalço de novo!
Tem coisas que gente fala que eu não preciso contar, mas eu acho que faz parte e todo mundo faz. Então eu vou dividir com vocês, mas quando vocês me encontrarem vocês fingem que não sabem…. o tal do xixi!
Na bike eu não tenho tanta facilidade para fazer xixi, então sempre quando eu chego na transição e sento na cadeira para por o meu tênis o xixi sai na hora….. Isso quando é Ironman, dentro da tenda das mulheres, sem ninguém ver.
Em Pucon, não tem a tenda, lembra que eu contei que é todo mundo junto e misturado? só faltou eu contar que a torcida estava ali olhando cada detalhe que faziamos, e com certeza alguem me viu fazendo um SUPER xixi sentadinha, colocando o tênis como se não estivesse acontecendo nada…. A vergonha foi na hora de levantar….. Mas #sofui.
TEMPO DA T2: 4’28 (Se eu tivesse que ir no banheiro para fazer xixi, coloca ai mais 2minutos….)
CORRIDA:
Ai essa corrida!!!!! Acho bem difícil eu conseguir descrever a emoção desses 21km. Vamos tentar!
Eram 3voltas de 7km, começando já na famosa e desafiadora península – parte do percurso do sobe e desce, uma estradinha linda de um condomínio fechado, com direito a correr de frente para o Vucão. Agora tenta imaginar a energia, a perna contraíndo, a respiração ofegante, a torcida…. e o Vulcão.
Se conseguir imaginar um tiquinho, multiplica por 1 milhão que deve ser a energia que eu senti por lá. Realmente indescrítivel. Eu corria agradecendo a Deus aquele momento, a oportunidade. Eu lembro e ja me emociono. QUE PROVA!
Pelos desenhos do Garmin, dá para ter uma ideia do percurso da corrida. A torcida da cidade é demais, e esse é mais um destaque do Ironman Pucon, eu sou suspeita, mas acho que provas em cidades pequenas tem um charme particular.
TEMPO GARMIN: 1H56’28
TEMPO OFICIAL: 1H56’29
PACE: 5’31/KM
CONSIDERAÇÃO FINAL:
Completamente realizada. IM 70.3 Púcon estava na minha listinha, mas não sabia que era tão mágico, ele superou demais as minhas expectativas. Indico para todo mundo se programar e fazer essa prova.
Quanto a minha prova em si, fiquei bem satisfeita, acho que ficou bem dentro do que eu tinha para fazer. Me senti bem a prova toda, não tive problemas com a alimentação (viva a nutri yana Glaser) e não cheguei a quebrar em nenhum momento. Depois da semaninha de férias, já estou pronta para voltar com tudo para a temporada 2017!
TEMPO TOTAL GARMIN: 5h30’40
TEMPO TOTAL OFICIAL: 5H30’36
COLOCAÇÃO: 4º lugar na categoria 25-29 anos. 🙂
Deixo aqui meu agradecimento e o convite da COURIER TURISMO ESPORTIVO, que me deu essa chance de estar lá, com todo apoio logístico que eu precisei e ao meu mais novo patrocinador da temporada 2017: MARCELO ALMEIDA CULTURA. Fora os meus apoios que continuam me dando todo suporte para treinamento: PUMA, WEBTREINO, Cia Athletica Curitiba, Academia Nado Livre, Integral Médica e Bula Verdde.
*** em breve album de fotos na fan Page e vídeo no Youtube! 🙂
Mais uma pra conta! 🙂
Tags In
Luca Glaser
Related Posts
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.