Eu já escrevi aqui sobre esse assunto, confiança no técnico e na sua planilha, mas nessa época do treinamento para o IRONMAN, na metade do caminho (faltam 10 semanas para o grande dia), sempre bate algumas dúvidas:

– Será que estou treinando o suficiente?

– Será que é melhor competir ou não na metade do caminho?

– Será que os meus volumes vão dar conta?

– Porque tem gente treinando bem mais que eu?

– Será que não preciso fazer tiro para ganhar velocidade?

– Será que vou conseguir atingir o meu peso?

– Meus equipamentos vão dar conta?

– Será que eu não estou comendo muito pouco?

– Será que não é melhor fazer um intensivo de natação?

1069898_234262066775697_899799494_n

As perguntas não têm fim! Eu que estou no meu quarto ciclo para um IRONMAN me questiono, imagine quem esta no primeiro. Lembro as conversas que tinha com o meu técnico três semanas antes do meu primeiro IRON, as incertezas eram muitas. Mas ele jogou a real, me criticou no que eu pequei no treinamento e me deu confiança no que eu precisava. Essa empatia e sintonia deve sempre haver entre TÉCNICO e ATLETA. Porque não basta você treinar na assessoria mais famosa por status e só porque todo mundo treina. O que importa é você ter confiança na sua planilha, é saber que se o seu técnico passar o longo de corrida de 28km e não de 34km é porque é o melhor para você. É você ter a confiança e não sair fazendo treino a mais com medo de não dar conta do recado, isso não existe, alguma coisa esta errada!

Neste ciclo já pedi várias vezes para fazer treino extra, meu técnico não deixou e me mandou um monte de texto sobre recover e me explicou que não eu não podia fazer a mais. Eu confiei.

Eu estou escrevendo sobre esse tema hoje, pois eu particularmente adoro saber as diferenças de método de treinamento de um técnico para outro. E como passei o uns dias em São Paulo treinando com a minha irmã, retomei esse pensamento. No treinamento para um IRONMAN em particular, você consegue ver muita diferença de um método para outro. Uns prezam volume, treinam uns 4 a 5 longos de 180km de ciclismo, correm vários treinos acima de 30km de corrida,  inclusive agora em março já estão com esse volume. Enquanto outros, prezam pela qualidade, diminuindo um pouco o volume e até mesmo quebrando o longo em dois períodos ou em dois dias, como foi o treino da minha irmã.

Eu particularmente acho isso fantástico, porque no final vamos todos, os que treinaram mais, os que treinaram menos, os que trabalharam mais e os que descansaram mais, cruzar a linha de chegada!

Não esta satisfeito? TROQUE. Eu mesma já passei por vários técnicos, acredito que cada fase da nossa vida temos uma necessidade. A dica é só jogar limpo, conversar bastante, técnico não é um ser virtual que serve apenas para receber a sua planilha. Essa relação merece cuidado e sincronia!  Seu técnico não precisa ser o seu melhor amigo, mas ele deve te conhecer o mínimo para conseguir fazer um bom trabalho!

#SÓACHO

BONS TREINOS!