A arte de performar – com Dr. Gustavo Magliocca
Lukona
0
Quem acompanhou a minha ida para São Paulo, viu que o que mais valeu foi a minha passada na clínica esportiva Sports Care Club. É lá que a Yana (minha nutri) esta atendendo em São Paulo. E quando eu disse que eu iria, ela me falou: “você TEM QUE marcar uma consulta com o Gustavo!”.
O Gustavo Magliocca é médico do exercício e do esporte. Não, não estou com nenhum problema para ir no médico. Mas consegui agendar a consulta e fui lá. Entrei na consulta e falei exatamente isso, “Gustavo, vim só porque a Yana me disse que eu tinha que conversar com você. Não estou com nenhum problema, mas estou treinando para um Ironman.” Aí que eu vi que fiz a coisa certa! Não tive uma consulta, tive uma aula sobre a arte de performar. PERFORMAR, novo verbo do meu vocabulário ensinado pelo mestre sobre o assunto!
O Gustavo começou a consulta fazendo uma análise das variáveis que acompanham a vida e a performance de um atleta. Desde o âmbito social até as análises mais específicas do mundo da medicina esportiva. Dentro contexto que envolve o atleta existem variáveis que nós temos como mudar e outras que não conseguimos ter tanta influencia assim. Aí que entra o trabalho da medicina esportiva, que enfim eu entendi a sua função e tirei da minha cabeça que é um médico clínico geral que tem uma atenção voltada a atletas. A medicina esportiva agora entendo como um trabalho para auxiliar a performance do atleta.
Saí da consulta super feliz de poder ter conversado por 1h com o médico da Seleção Brasileira de Natação, que teve um conversa super explicativa comigo, com vários exemplos sinistros do esporte. Ainda, consegui sair com um exame de VO2 agendado para o dia seguinte! Um dos médicos mais renomados do esporte iria me “avaliar”.
O TESTE
Fui tensa! Faço este teste todo início de ano em Curitiba, mas apenas para efeitos de check up. Nada para avalizar a minha “performance” e fazer um planejamento. Ai que esta a diferença!
O teste em si foi dentro do previsto (por mim) o Doc acho que se surpreendeu um pouquinho, a referência que ele tinha era da nossa conversa do dia anterior….
Mas, fazer um teste com uma equipe te incentivando foi mais legal e com certeza aguentei um pouco mais do que aguentaria normalmente. (valeu Daniel e equipe Sports Care) O Gustavo incentivava com “LUCONA”, nunca ninguém tinha me chamado de LUCONA. Ai lembrei de uma amigo meu que não gostava que as pessoas chamassem ele no diminutivo (marcelinho), apesar de remeter a algo grande, Lucona me levou além, LUCA + KONA = LUKONA! Aí eu gostei! Doc, foi esse o propósito? srrsrsrs
Como a minha volta para Curitiba estava agendada para aquela mesma tarde, o Daniel agilizou os resultados e o Gustavo analisou junto comigo!
Com régua, canetas coloridas e uma super paciência, o Gustavo me explicou todos aqueles gráficos e números de uma maneira extremamente lúdica e aplicada no meu treinamento e prova. Saí de São Paulo com pontos positivos e pontos a melhorar. Me conheci um pouco mais como atleta, com meus objetivos e o meu potencial. O teste apresenta a zona de treino dentro do ritmo que você aguenta.
Não basta ser médico, tem que saber explicar!!! Boa doc! |
Bom, agora é fazer exames de sangue para o Gustavo saber um poquinho melhor como estão as coisas comigo. Duas recomendações do Gustavo:
1. Reclamei que no treinamento para Kona esta difícil de eu me livrar da gripe e do resfriado pelo clima incrível de Curitiba. O Doc deu uma super dica bem simples: Toda vez que eu for escovar os dentes tentar lavar as mão com Soapex e lavar as narinas com soro fisiológico. #dicadavez
2. HÁ! Lógico que a yana acompanhou a consulta e ressaltou a minha dificuldade com a balança! O Gustavo não pegou no meu pé mas me explicou que o VO2= ml/ kg/ min e o tempo no treino é min/km. OU seja o KG esta diretamente ligado a minha melhora! Nada como uma explicação com fundamentos e diretamente ligada ao resultado para me motivar a dizer não para a comida! srsrsr
TOP né? Pena que não tem em Curitiba uma clínica como s Sports Care. Eu recomendo para todos os atletas, de qual esporte for. O segredo é não estar com problema, mas ir lá para ajudar a performar! (adorei este verbo) Parabéns, Gustavo, Yana e toda a equipe da Sports Care! Sucesso para vocês e para todos os pacientes!
Sports Care Club
Rua Gomes de Carvalho, 1266 – 10º andar – Vila Olímpia SP
(11) 2369 1560
Luca Glaser
Blog sobre triathlon de uma triatleta, Ironwoman, em busca de desafios.
Related Posts
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.