O esporte e as crianças
Quem me conhece sabe que comecei muito cedo no esporte. De uma transição do Ballet para a natação apareceu o triathlon e ditou como seria a minha vida e até mesmo a minha personalidade e formação.
Isso aconteceu porque com 08 anos quando entrei comecei a natação estava em boas mãos, confesso que passei por alguns professores chatos mas a maioria sabia muito bem como conduzir uma aula de natação infantil, e foi ali que tudo começou.
Criança não treina, criança brinca. Criança não gosta de cobrança, mas gosta de desafios. Foi assim que a minha história começou. O Felipe Raggio, meu primeiro técnico de triathlon, (ou na época professor) fez um trabalho excelente na escolinha de triathlon. Como eu fui parar lá? Por um simples banner colocado na frente da academia e perguntando para a minha mãe o que seria triathlon. Sorte que ela sabia, me explicou e me levou para uma aula experimental! OBRIGADA MAMIS!!!
A partir daí foram 9 anos no esporte como atleta junior. (hoje já são 14 anos!) Participei de diversas provas infanto-juvenil e tive excelentes técnicos no caminho. Mas o que me levou a não desistir do esporte foi o reconhecimento e incentivo que sempre recebia. Coisas simples que fazem diferença na carreira e na vida de uma criança que “sonha”ser alguma coisa. Não que eu viraria uma atleta olímpica, mas trilharia um caminho no esporte e se descobrisse que não seria esse o caminho, ficaria com todos os benefícios e lições que aprendi com o esporte para trilhar um novo caminho.
Essa semana um amigo meu do treino, Andre Gusso, postou no face o diploma que a sua filha Julia de 09 anos recebeu da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com uma pré-convocação para os Jogos Olímpicos de 2020. Tudo bem, pode ser uma ato figurativo, mas aposto que ela se imaginou lá e viu que sim, é algo possível!
Mas não precisa tanto…. Uma palavra de incentivo, um equipamento novo, uma participação em algum evento oficial já é um super incentivo que deve sim ser alimentado. Fico triste de ver que poucos são os esportes que tem um trabalho direcionado e bem feito para este público, mas acredito que o futuro é promissor e estamos aí para ajudar! 😉
Júlia! Parabéns pela sua convocação, se você realmente gosta de nadar continue fazendo isso com prazer que você terá um futuro brilhante!
Luca Glaser
Blog sobre triathlon de uma triatleta, Ironwoman, em busca de desafios.
Related Posts
1 Comment
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Muito bom!