Todo Mundo pode fazer um Ironman, mas nem todo mundo precisa fazer um ironman
Mês de IRONMAN deixa não só os inscritos nervosos. Mexe com todo mundo que tenha algum contato com o mundo do nada/pedala/corre. Lembro como se fosse hoje quando em 2001, desci com a minha mãe para assistir o primeiro Ironman Forianópolis. Achava aquilo tudo uma loucura, e meu discurso era: “quando eu me aposentar do triathlon eu faço essa prova. Isso lá quando tiver uns 34, 36 anos…”. Que ingênua, o bichinho do triathlon que me mordeu com apenas 9 anos, se transformou em um monstro em 2013 quando eu larguei o meu primeiro IRONMAN. Hoje a ideia de se aposentar do triathlon nem passa pela minha cabeça, e os planos com IRONMAN, ah… isso deixamos para um próximo post.
Todo Mundo pode fazer um Ironman, mas nem todo mundo precisa fazer um Ironman
Essa frase foi a frase que eu disse como dica, em um entrevista para uma revista aqui de Curitiba. E acredito que essa é uma excelente época para levantar essa bandeira.
A distância assusta, a rotina não é fácil e a logística precisa quase de um sistema para fazer dar certo e darmos conta de tudo. Mas Ironman é viável para quem tiver vontade. Se você colocar na sua cabeça: “EU QUERO”, você faz. Você se torna um homem ou uma mulher de ferro. Passará um dia vivendo a experiência de nadar 3.800m, pedalar 180km e correr uma maratona, 42km para cruzar a linha de chegada e vencer esse desafio. E eu posso dizer, vale a pena.
Mas quando eu falo “nem todo mundo precisa fazer um ironman”, eu quero dizer que quem tem uma tatuagem da marca na panturrilha não é melhor que ninguém. Ser ironman, não te da super poderes. Ser ironman te transformará como pessoa se você respeitar esse desafio e levar a brincadeira a sério.
Se você é um iniciante, almeja fazer o primeiro triathlon, esta aprendendo a nadar. Vai com calma. Step by step. Ironman não tem que ser levado como um status social, como se fosse comprar o carro da moda. Estamos falando de desafio do corpo, da mente. Fazer um ironman sem estar em condições apropriadas, poderá te deixar com lesões, mas o pior, poderá tirar o brilho de praticar um esporte por prazer. Não deixe isso acontecer!
Sim, já vi inúmeras historias de atletas que assistiram o ironman florianopolis em um ano, e no outro ano estavam largando. Mas chuto que 60% desses casos, nunca mais largaram uma prova de triathlon.
Fica aí só uma reflexão.
E se ironman for para você um desafio, TAMO JUNTO!
Luca Glaser
Related Posts
17 Comments
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Obrigada, Luca. Eu confesso que vejo tu, o Milton Jr e uma galera, como Armando Leite fazendo Ironman e me empolgo demais. E, já coloquei a carroça na frente dos bois. Foi desastroso. Fiquei dois anos sem querer ouvir falar no nadapedalacorre. Somente agora, com consciência do meu corpo, é que voltei a treinar. E tem sido ótimo. Passo por passo. Uma coisa de cada vez.
Uauuuu ai um caso real!!! que bom que vc reverteu o quadro! Adorei saber disso! ÓTIMOS TREINOS!!! BEIJAO!
Luca, falou com muita propriedade, comecei no triathlon com quase 41 anos de idade, ou seja , um pouco tarde para buscar a alta performance, mas já com maturidade para saber que a única pessoa para quem precisamos provar alguma coisa é para nós mesmos, o Iron está nos meus planos, mas vou com planejamento , e acompanhamento, para não colocar a carroça na frente dos cavalos, evitando assim as lesões e perder a vontade de praticar este esporte de pessoas meio malucas.
Abraço
Fabio Silva
Esse é o caminho!!!! alimentar o sonho dia apos dia e nao atropela-lo! A prevenção e a cautela é a chave do sucesso! BONS TREINOS!!!!
amei
Obrigada Tiago!!!! 🙂 #TJ
Uma bela reflexão e uma frase que vou guardar. Não é pra mim porque eu preciso, mas a frase é perfeita. Kkkk
TAMO JUNTO MILTÃO!!! valeu pelo comentário, que venha o próximo iron!
Luca, que legal, mesmo! Eu comecei no tri faz 2 anos, mas nunca nem fiz meio iron, e acho que vai demorar um pouco hahaha Mas quando as pessoas descobrem que eu sou triatleta, sempre vem em seguida: Ironman? E logo em seguida a cara de desapontamento quando eu digo que nunca fim um. Dai a conversa sobre triatlhon acaba na maioria das vezes. Mas tudo bem, porque hoje, na vida que eu tenho, fazer triatlhon no short e olimpico, é a minha alegria!
Beijinhos!
Nossa é isso que me deixa triste Beatriz, mas não perca o brilho no olhar, cabe a nós, atletas, tentar mudar essa cultura criada no nosso país!
Verdade, Luca! Começando agora no triatlon, vejo muita gente falando em fazer provas de longa distâncias sem sequer ter testado o corpo nas três modalidades. Pretendo não fazer isso. Ainda não sei se farei um Ironman, por enquanto tenho me divertido e muito com os treinos e as rotinas, diferente de tudo que tinha feito antes. Quero permanecer assim, me divertindo! Se essa diversão me levar a um Iron, vou estar bem preparado! Obrigado pelas dicas! Grande abraço!
Deraldo!!!! que legal vc por aqui! Isso mesmo, essa diversão com o esporte tem que estar em primeiro lugar! 😉
Bons treinos!
Belo Texto Luca!! Iniciei o Triathlon com 40 Anos (a 2 anos) , já Fiz 5 Provas Sprint , 1 Olimpico , e Semana que vem vou fazer o Challenge HAlf.. meu 1 meio Iron… quanto ao assunto .Ironman , JA tenho algumas duvidas do preço que terei que pagar para faze-lo
Treinar é tudo de bom , o Problema é Treinar , trabalhar ,trabalhar….Família , filhos..
1 -para fazer o Iron teria que mudar muito minha vida e não adianta fazer um Iron e quebrar a empresa.. de tanto treinar…
a a questão é Preciso fazer um Iron?? ser um Triatlheta de 70.3 , Olimpico e Sprint não ta bom???
grande abraço!! e bons treinos a todos!!!
Enfim
Isso mesmo, como em tudo o Mundo faz um pressão, mas precisamos saber o nosso momento e o que é saudavel para a gente. Faezr iron so para dizer que fez não é o caminho!BONS TREINOS!
OláLuka!!! Então. Obrigado pela resposta,. Já foram 9 Sprints, 1 Challenge half é um ironman 70.3,. E pior. Tô inscrito para o Ironman. 2019 140.6..kkk.
uauuu arrasou! quem sabe nos encontramos em 2019 então!
vai com tudo que dá certo, organização, planejamento, paciência e respeito ao corpo e as provas!
Bem isso que precisamos pensar! O que mais vale na vida é o equilibrio!!!