Para quem esta iniciando no triathlon, com certeza essa é uma das primeiras dúvidas para fazer a primeira prova.

Uma coisa que aflige os novatos é pensar em sair do mar com areia e a água salgada, e depois ter que pedalar e correr sem meia. Como assim?

Pois é, é assim mesmo! Nas distâncias Sprint e olímpico é comum fazer a prova sem meia. Passando para a distância de meio-ironman que  ela já passa a ser bem vinda!

Sprint: 750m de natação/ 20km de ciclismo/ 5km de corrida

Olímpico: 1500m de natação/ 40km de ciclismo/ 10km de corrida

Meio Ironman: 1900m de natação/ 90km de ciclismo/ 21km de corrida

Mas calma, apesar de assustar, é super tranquilo e você não vai sentir falta delas!

Areia: Algumas provas colocam chuveirinho no caminho da natação até a T1 (transição da natação para o ciclismo). Mas é mais um mimo do que algo que realmente funcione. Não compare sair do mar em um dia de praia, seu pé na prova não vai sair com tanta areia e na corrida até a sua bike, possivelmente toda ela ficará pelo caminho. Claro que ela não será eliminada, mas não vai prejudicar a sua prova. Isso esta no espírito triatlético, assuma e finja que você não esta nem aí para a areia!

Bolhas: Sim elas podem aparecer! E também fazem parte do espírito triatlético, ou mesmo dos “contras” desta modalidade. Mas você pode evita-las. Cremes anti-atrito e vaselinas são os seus amigos que vão te defender delas, além de passar direto nos locais do pé que você pode vir a ter bolhas, eu passo direto no tênis e na sapatilha, deixo tudo lambuzado! Só cuidado para não perder os tênis de tanta vaselina! Mas isso nunca aconteceu comigo! rsrsrs

Atrito: além de bolhas o seu tênis pode ter alguma costura ou alguma coisa interna que possa ferir. Vale um treino sem meia antes da prova com o tênis que você for usar! Assim você já sabe onde pode pegar e aí já lambuza bem nos pontos certos. Pedrinhas e a própria areia que não desgrudou do seu pé também podem gerar desconforto, ai vale jogar água ou mesmo parar e “arrumar” o que esta machucando. Comprometer alguns segundos é melhor do que correr 5km ou 10km com desconforto!

Tá mas aí você pergunta, se há o risco de me machucar fazendo o triathlon sem meia, porque não usa-las?

Para ganhar tempo nas transições. O triathlon olímpico e sprint, geralmente são provas com vácuo liberado, que os atletas fazem em grupos. Saindo com um grupo da natação, você vai conseguir fazer um trabalho no ciclismo otimizando esforço com o vácuo e saindo para correr mais inteiro. Então as transições são super importantes.

Mas caso você esteja fazendo o seu primeiro triathlon, sem pressão, sem vontade de correr o risco de uma mini bolha no pé e não quer sentir a vibe “triatlética” de pedalar e correr sem meia, fique a vontade! Você tem todo o direito de sentar na transição e colocar as suas meias!

😉